NotreDame Intermédica passa a integrar rede global de Hospitais Verdes

NotreDame Intermédica passa a integrar rede global de Hospitais Verdes

Grupo tem investido em práticas ambientais e destina cerca de R$ 7 milhões anualmente à gestão de resíduos

Com a participação de quatro dos 23 hospitais próprios sendo eles o Hospital e Maternidade NotreCare ABC, em São Bernardo do Campo, Hospital e Maternidade Guarulhos, em Guarulhos, Hospital Modelo, em Sorocaba, e o Hospital Bosque da Saúde, em São Paulo, o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) se associou à Rede Global de Hospitais Verdes – HVS e ao Projeto Hospitais Saudáveis, iniciativa coordenada pela Organização Saúde Sem Dano – SSD (Health Care Without Harm). Com esta associação, o Grupo reafirma seu compromisso de contribuir com conhecimento e ações para a melhoria contínua de práticas ambientais em sua Rede Própria.

O Grupo resolveu participar destas iniciativas a fim de traçar um caminho próprio do conceito de sustentabilidade, além de avançar mais um passo no que tange à transparência do negócio e comprometimento da gestão. Como parte desta Rede, o GNDI vai ter a oportunidade de trocar experiências com outras Unidades hospitalares do País e discutir os principais temas comuns a todos: clima e resíduos.

“O comprometimento do GNDI para as questões de sustentabilidade é uma premissa de Política de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Segurança do Trabalho da Companhia. A gestão de resíduos é tema prioritário para avançarmos de maneira segura, gerenciando de forma correta todos as etapas e visando à redução de impactos ambientais negativos”, destaca Irlau Machado Filho, presidente do GNDI.

De acordo com os resultados apresentados no Relatório de Sustentabilidade de 2019 do GNDI, anualmente, cerca de R﹩ 7 milhões são destinados à gestão de resíduos. Outra iniciativa importante da área de Sustentabilidade foi a redução em 43% do consumo de gasolina com a adoção da política de abastecimento da frota de veículos com etanol. Da mesma forma, a redução no consumo de energia elétrica está sendo alcançada por meio da troca da iluminação atual por lâmpadas de LED em 100% dos hospitais do Grupo. Outra ação relevante é o Programa “Green – Cabos Verdes” e “Green It” que prevê a destinação correta de metais pesados e instalação de cabos verdes, feitos a partir de cana de açúcar que, atualmente, estão presentes em instalações de 18 Unidades do GNDI.

Outras iniciativas adotadas pelo GNDI incluem: monitoramento e controle dos enxovais hospitalares com a tecnologia RFID, chip que rastreia a peça e permite avaliar a duração da roupa, localizar peças nos locais e proporcionar estudos de consumo; treinamento de 100% dos colaboradores, prestadores de serviços e terceiros sobre resíduos e coleta seletiva; adoção de ferramentas digitais, como o App GNDI Easy, acompanhadas por campanhas de estímulo ao descarte correto, que resultaram na arrecadação de 166,35 kg de cartões do plano de saúde em 2019, sendo que 135 kg foram destinados à fabricação de brindes distribuídos na empresa.

Confira mais detalhes sobre as iniciativas de Sustentabilidade do GNDI neste endereço.