Economia na Região Sul pode ser alavancada por liberação de crédito mais ágil

Economia na Região Sul pode ser alavancada por liberação de crédito mais ágil

Solução desenvolvida pela blumenauense AMcom fez tempo de espera pelo crédito diminuir em 60%

Procura por crédito nas Cooperativas Ailos cresceu 43,7% no mês de maio. Solução da AMcom fez tempo de espera pelo crédito diminuir em 60%
Facilitar o processo de liberação de crédito para o cliente pode ser um impulso para a retomada das vendas no comércio. O Sistema Cooperativo de Crédito Ailos, reúne 13 cooperativas e mais de 850 mil cooperados na região Sul. O produto Crédito Direto ao Cooperado – CDC vem apresentando um crescimento na procura desde o ano passado, quando ganhou uma série de melhorias e funcionalidades digitais que aceleraram a liberação do crédito. Só no mês de maio, o volume de liberação do CDC cresceu 43,7% em relação ao mês de abril deste ano. Nos três estados da região Sul a flexibilização da abertura do comércio e serviços começou a acontecer entre final de abril e início de maio, com seguidos fechamentos e reaberturas.

Como funciona

A autorização do crédito ao cooperado hoje pode ser feita em segundos através de análise automática. Ou mesmo em apenas 8 minutos quando necessária análise manual, resultando uma redução de 60% no tempo. Além da reestruturação do produto, realizada pela central Ailos, a agilidade foi alcançada graças a uma solução desenvolvida pela blumenauense AMcom. Com o app, os lojistas podem consultar as propostas emitidas e o cooperado pode aprovar a proposta de crédito com assinatura eletrônica.

A solução também envolveu um portal web, onde o lojista submete os pedidos de crédito de seus clientes à Cooperativa. Dessa forma o cooperado realiza toda a transação financeira na própria loja, sem a necessidade de trâmites ou deslocamentos até a sede da sua cooperativa. Essa facilidade pode ajudar a alavancar novamente a economia e estimular os consumidores a comprarem.

De acordo com Heider Figueiredo, analista de negócios na AMcom, os compradores que precisavam obter o crédito tinham de preencher um extenso formulário. E somente após a proposta ser inserida no sistema ela era encaminhada ao ERP da Cooperativa.

“O processo não permitia um fluxo automatizado de dados. Agora, o cadastro, análise e aprovação são etapas rápidas, pois o formulário é preenchido pelo comprador e estes dados são coletados diretamente pelo ERP. Com esta inovação, cerca de 90% da proposta e da análise de crédito já estão montadas”, explica Heider.

Crescimento

Desde que a solução foi implantada em janeiro do ano passado, o CDC apresentou evolução de 104,77% em relação a 2018. No primeiro bimestre de 2020 apresentou crescimento de 81,42% comparando com o mesmo período de 2019. De acordo com o superintendente de produtos da Ailos, Rodrigo Imthurn, a evolução da concessão de CDC vem crescendo e as receitas acumuladas em 2019 aumentaram 100,89% em relação ao ano anterior. Além do novo sistema desenvolvido pela AMcom, o crescimento também é resultado do fortalecimento da parceria com lojistas e amadurecimento da atuação dos agentes CDC nas cooperativas. “Com a progressiva reabertura do comércio esperamos uma procura ainda mais expressiva pelo produto. E acreditamos que será uma alavanca importante para retomada da economia regional”, diz Imthurn.

O lojista Joel Sebold, proprietário da SD Choppers, de Blumenau (SC), conta que o novo CDC tem aumentado suas vendas. Além, de possuir alto valor agregado por se tratarem de customização e mecânica de motos Harley Davidson. “Para o cliente a vantagem é o pagamento facilitado em várias parcelas com uma taxa atrativa. Enquanto para nós lojistas é uma forma de incrementar rápido o fluxo de caixa pois recebemos o valor à vista”, diz. Ele acredita que essa facilidade pode ajudar a alavancar novamente a economia e estimular os consumidores a comprarem.