Grupo Pentagonal Seguros alerta sobre a importância do cyber risk

Grupo Pentagonal Seguros alerta sobre a importância do cyber risk

Durante o período de quarentena, os ataques de hackers teve expressivo aumento

Durante a pandemia, as transformações repentinas das relações de trabalho foram necessárias para a segurança dos colaboradores. A necessidade do home office, fez com que muitas empresas buscassem os seguros de riscos cibernéticos. Para proteger os seus fluxos de dados sensíveis e troca de informações entre os funcionários. Durante o período teve um aumento dos ataques de hackers. A fragilidade do sistema se torna vulnerável e as invasões são frequentes. O e-mail e Whatsapp são recursos usados durante o expediente e podem ser invadidos a qualquer momento.

O CEO do Grupo Pentagonal Seguros, Bernard Biolchini, orienta as empresas sobre a importância do seguro cibernético. E, também os cuidados necessários para proteger os dados da empresa. “Mesmo estando sempre alerta, orientando toda equipe no que diz respeito à responsabilidade de conduzir ferramentas, ninguém está livre de um ataque. A organização que contrata adota uma postura ativa, no sentido de proteger os seus dados. E o que pode se tornar agravamento de risco durante a execução contratual, não se pode levar em consideração somente a pandemia. Mas, sim o contexto da utilização de tecnologias que levam a contratação desse tipo de produto. Sempre analisando a causa ou a função econômica desses contratos”, explicou.

Cyber Risk

A contratação do cyber risk está ligada também a todo pacote de prevenção de riscos futuros. Inclusive na aplicação futura da Lei Geral de Proteção de Dados, passa a abranger riscos reais, atuais e iminentes. A ocorrência de casos recentes de quebras de seguranças visíveis. Como já ocorreu em salas de videoconferências interrompidas por intrusos, prática que tem sido chamada de zoombombing.

A discussão sobre esse tipo de seguro, precipitada pela demanda crescente do produto, passa pelo desafio da dificuldade de produção de uma tipologia previsível dos riscos existentes. Estando às empresas que contratam e as seguradoras sujeitas a criatividade dos perpetradores de malwares, ransomwares, spywares, dentre outras expressões ligadas ao uso da tecnologia.