Carta Protesto Segura e Digital agiliza comunicação de sinistros para importações e exportações

Carta Protesto Segura e Digital agiliza comunicação de sinistros para importações e exportações

Novidade foi desenvolvida pela Meta Brasil, especialista em tecnologia corporativa digital

Rápida e fácil, a Carta Protesto Segura e Digital oferece solução para agilizar a comunicação em toda cadeia de logística que envolve a importação ou exportação de cargas. A novidade proporciona uma melhor experiência aos segurados, que corriam grande risco de perder o direito à indenização de um sinistro através do modelo tradicional, marcado pela lentidão e falta de comprovação de entrega da notificação.

O sistema foi desenvolvido pela Meta Brasil, especialista em tecnologia corporativa digital. “O ecossistema de seguros pode usar a novidade através de uma API, diretamente pelo gerenciador de e-mail ou através da plataforma online. Todo histórico das interações, envio, abertura, leitura, cliques e o laudo pericial estão disponíveis em um único ambiente”, revela Everton de Castro, Head Comercial da empresa.

Para compreender o diferencial dessa novidade é preciso analisar o método tradicional de envio da Carta Protesto. “O envio acontece através de carta impressa na modalidade de postagem registrada, o que ocasiona demora e incertezas se a carta foi realmente entregue. A solução possibilita a comunicação de toda cadeia logística de uma única vez, com rastreabilidade e garantia jurídica. Um comunicado que obrigatoriamente necessita chegar até ao destino em dez dias passa a ser entregue no modelo digital de maneira online”, explica Castro ao enfatizar que todas as etapas do envio como entrega, abertura ou leitura dos anexos ficam registrados de modo integrado em um único ambiente. “Também acontece a geração de laudo pericial com a rastreabilidade do processo de comunicação para possível apresentação aos órgãos regulatórios”, completa o especialista.

O Head Comercial da Meta Brasil ainda destaca que a Carta Protesto Segura e Digital resulta em redução de custos operacionais. “O envio, que deixará de ser realizado de maneira física, passará a ser digital, o que desburocratiza o envio das notificações importantes. Outros segmentos também são atendidos pelo recurso e áreas que necessitam garantir o envio de documentos ou comunicados legais como Carta de Recusa, Notificação de Inadimplência, Carta de Cancelamento e outros”, justifica.

Everton de Castro é Head Comercial da Meta Brasil / Divulgação
Everton de Castro é Head Comercial da Meta Brasil / Divulgação

Como extensão da solução, a Meta Brasil também incorporou o Aceite Eletrônico de Termos e Condições. A funcionalidade garante com validade jurídica em único clique que o cliente está em concordância com os anexos de um e-mail. Mais detalhes podem ser obtidos diretamente com o executivo através do e-mail [email protected].