Marcelo Biasoli, Diretor de Estratégia de Negócios e Marketing da Companhia, foi o convidado da live da MIT sobre inovação
Em 16 de julho, Marcelo Biasoli, Diretor de Estratégia de Negócios e Marketing da Seguros Sura no Brasil, participou de live promovida pela MIT Sloan Management Review Brasil. Foi encerramento do evento Frontiers Unlocked #2. O bate-papo foi sobre inovação além das fronteiras no modelo de negócio. O executivo apresentou o novo modelo de seguro sob demanda.
Durante a conversa a mediadora Maria Alice Frontini, posicionou a Seguros Sura como uma das poucas empresas brasileiras no caminho em busca de ser future-ready. Preparada para o mundo digital, Biasoli apresentou a jornada de transformação da companhia durante os 4 anos no Brasil. A empresa se tornou uma organização com capacidade de inovar nos modelos de negócios. Principalmente neste momento em que a transformação digital só acelerou com a pandemia.
“Na Seguros Sura construímos uma cultura baseada em princípios humanos. Em olhar primeiro para as pessoas e em seguida para os nossos negócios para entendermos que somos capazes de ser criativos e inovar. Durante os 4 anos no Brasil nos transformamos em uma organização flexível. Além de pronta para viabilizar a transformação digital acelerada com capacitação e agilidade na criação de novos modelos de negócios como o seguro sob demanda”, explicou Biasoli.
Modelo de Negócios
Desenhado a partir do olhar da companhia para as macrotendências e a análise das necessidades do consumidor conectadas à experiência, customização, autonomia e conveniência. A Seguros Sura criou um modelo de negócios que oferece a possibilidade de comprar e fazer a gestão do produto de seguro a qualquer momento. Sendo a forma digital e flexível, na palma da mão.
Para desenvolver a solução e acelerar o processo de viabilização no mercado, a Companhia estabeleceu uma parceria com a Trov. Empresa líder em tecnologia para o mercado de seguros com expertise global em plataforma de seguros sob demanda. A Trov ajudou a acelerar as curvas de aprendizado e criar esse novo modelo de negócio para atender a demanda no mercado.
“A partir do momento que a gente passa a oferecer o que é atrativo e conecta com o momento de cada uma das pessoas, a probabilidade de compra vai muito além. Dessa forma, o modelo que une a experiência do consumidor com uma plataforma que nos permite escalar e ser ágil, nos ajudou a pensar diferente”. “Esse é um mercado que tem tudo a ver com o perfil do consumidor atual. Principalmente por viabilizar a mobilidade e conectividade com a contratação instantânea do seguro”.
Seguro Sob Demanda
Marcelo explica como chegar ao modelo simples e diferenciado do seguro sob demanda em termos de user experience. “É preciso ser digital e não somente estar digital. Além da capacitação tecnológica e estratégica para se conectar com os parceiros e entregar os serviços ao consumidor da forma escolhida por ele. Estamos apostando e antecipando esse movimento”, diz.
Para isso, a Seguros Sura segue com o propósito de somar a entrega ao consumidor através de parceiros estratégicos. Desde os grandes varejistas, plataformas digitais, às instituições financeiras tradicionais e digitais.
“Ao acompanhar as tendências, sabemos que mercados completamente diferentes estão se conectando para apresentar soluções diferenciadas ao consumidor. Inovação e criatividade são as palavras-chave do momento. Para ter resultados nas operações e melhorar a qualidade de vida de toda a sociedade ao promover modelos sustentáveis para os negócios. E isso mostra que estamos no caminho certo”, diz o Diretor.
O evento MIT Sloan Management Review Brasil, foi realizado de 14 a 16 de julho. Reuniu especialistas de várias áreas, do Brasil e do exterior, para discutir sobre novos modelos de negócios.