Mercado de seguros está menos pessimista

Mercado de seguros está menos pessimista

É o que revela o Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS)

Segundo o Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS), uma pesquisa mensal divulgada pela Federação Nacional de Corretores de Seguros (Fenacor), caiu o pessimismo no mercado de seguros em comparação com os primeiros meses de pandemia do coronavírus. O levantamento é realizado com corretores de seguros, seguradores e resseguradores.

Em julho, o Índice ficou com média de 87.3 de confiança, em uma escala que vai de 0 a 200. Quanto maior for este valor, mais otimista está o segmento.

Em março, para fins de comparação, o ICSS foi de 65.5. Em junho, o número chegou a 63.5. O menor índice foi constatado em abril, com 53.6. Segundo a Fenacor, “isso significa que o cenário ainda é de pessimismo, mas a situação está bem menos desfavorável”.

Corretores são os mais otimistas

Entre os corretores de seguros o otimismo é maior. O faturamento do setor ficará “muito melhor” para 4% dos consultados, “melhor” para 20% ou, ao menos, “estável” para 36%. Outros 40% ainda temem queda da receita do setor.

Quanto à rentabilidade do mercado, 40% entendem que haverá estabilidade nos próximos meses, enquanto que o cenário ficará “melhor” para 16% ou “muito melhor” para 8%. 36% projetam redução da rentabilidade.

Seguradores são os mais pessimistas

Os seguradores são os mais pessimistas. Metade dos executivos estimam que haverá queda do faturamento e 67% preveem redução da rentabilidade.

Apenas 20% dos seguradores acreditam em um crescimento da receita no próximo semestre e 7% ainda apostam em uma rentabilidade maior.

Resseguradores acreditam em faturamento “melhor” ou “estável”

Os resseguradores têm uma visão bem próxima dos corretores de seguros. Para 29% dos entrevistados, o faturamento será “melhor”. Para 42%, deve ser “estável”. 29% temem queda da receita.

Com relação à rentabilidade, 14% enxergam boas razões para se ter um cenário “muito melhor”. Outros 14% acreditam que o cenário será “melhor”, enquanto que 43% projetam estabilidade e, 29%, um quadro menos rentável.

Expectativas econômicas

A pesquisa também consultou corretores de seguros, seguradores e resseguradores sobre suas expectativas com relação ao comportamento da economia nos próximos meses.

Entre os corretores de seguros entrevistados, 48% responderam que aguardam um cenário “estável”, 20% um quadro “melhor” e 4%, “muito melhor”. Apenas 28% temem agravamento da situação atual na economia.

Os seguradores são mais pessimistas: a maioria aguarda um cenário “pior” (33%) ou “muito pior” (24%), enquanto para 23% dos seguradores haverá um cenário “melhor”, 3% “muito melhor” e 17% acreditam em um cenário “estável”.

Visão semelhante têm os resseguradores: 43% enxergam razões para temer um quadro “pior”. 14% “muito pior”. 29% ainda veem um cenário de estabilidade e 14% apostam em melhorias na economia.