MAG Live debate a importância dos investimentos na Economia

MAG Live debate a importância dos investimentos na Economia

Debate promovido pela MAG Investimentos trata sobre os investimentos como forma de restauração econômica do país

A nova edição da MAG Live, realizada nesta quinta-feira (30/7), abordou a ‘Recuperação da atividade econômica através de investimentos’. Participaram do debate o Secretário Especial Adjunto do Programa de Parcerias e Investimentos do Ministério de Economia, Bruno Leal, o professor da Fundação Dom Cabral e membro do Conselho Consultivo da MAG Seguros, Gilmar Mendes e a estrategista da MAG Investimentos, Patrícia Pereira.

A mediação ficou por conta de Arnaldo Lima, Diretor de Estratégias Públicas da MAG Seguros. O fórum tem como objetivo trazer a informação sobre as principais questões do cenário político e econômico do país, transformando investidores em protagonistas de seu próprio futuro.

O secretário Bruno Leal ressaltou a importância do Programa de Parceria e Investimentos. “Mesmo sendo considerada jovem, em 2016, a nossa secretaria já colhe bons frutos.

Privatizações

Leal pontuou a importância da privatização como forma de alavancar a economia brasileira. “A grande questão para atrair os investimentos, principalmente os privados, é de fato a estabilidade macroeconômica, por isso a importância de se ter uma consolidação fiscal. O investimento historicamente vem do setor privado, é ele quem traz a dinâmica para a economia. Em relação a investimentos voltados à infraestrutura, eles sempre foram derivados dos investimentos públicos. Entretanto no atual cenário com a retorsão fiscal que nós vivemos, e com a necessidade de movimentar esses investimentos, é necessário que haja a promoção dos investimentos privados também para esse setor”, afirmou o Secretário.

Reformulação no Estado Brasileiro

O professor da Fundação Dom Cabral e membro do Conselho Consultivo da MAG Seguros, Gilmar Mendes, ressaltou a importância de gerar uma reformulação no Estado Brasileiro. “Mudar o Estado é a única forma de consertar as coisas do passado e avançar para um futuro. É confiar na venda de ativos e na privatização. A reforma estruturadora que o governo propõe é a única saída para se fazer um estado do tamanho e forma que ele deve ser”, comentou Gilmar.

Mendes ainda reforçou que enxerga grandes oportunidades através do posicionamento do governo atual para que o Estado alcance seus objetivos. “Estamos otimistas porque temos grandes projetos e estamos avançando. O desafio hoje da equipe econômica é fazer hoje tudo que deveríamos ter feito no passado. Mas estamos avançando e aproveitando as oportunidades”, disse.

Mercado Financeiro e suas Perspectivas

Trazendo uma melhor visão do mercado financeiro e suas perspectivas, a estrategista Patrícia Pereira ratificou a visão de Mendes. “Estamos no caminho certo, mas o caminho não é fácil. O Brasil tem muitas questões do passado que não podem ser esquecidas. Mas estamos vendo hoje um governo que olha o macro, para de fato mudarmos essa dinâmica. Em plena pandemia, a PL do saneamento pontuada pelo Bruno foi aprovada, a reforma tributária voltou ao radar e o governo já apresentou a primeira fase da proposta dele, gerando movimento no Estado”, comentou Patrícia.

A estrategista ainda mencionou a dificuldade que o mercado externo enxerga no mercado financeiro brasileiro . “Para quem enxerga o nosso mercado de fora, vê com certa dificuldade o nosso otimismo tendo tanta judicialização, impostos em cima de impostos, exceções e poucas regras, além de muitas quebras contratuais. Nosso histórico não nos ajuda, precisamos estar mais sólidos para que o investidor estrangeiro nos veja com bons olhos”, explicou.

Ao final, o Secretário pontuou que a privatização será o grande protagonista do crescimento econômico brasileiro. “Com a privatização, nós conseguimos enxergar uma melhora nos serviços, gerando uma nova realidade. E é nessa linha que nós da PPI seguimos trabalhando de forma a aumentar e promover a nossa carteira para que tenhamos o produto a ser ofertado no fim do dia aos investidores. O governo vem com prioridades para empresas como a Eletrobras, o porto de Santos, PL dos Correios e temos outros setores ainda a definir”, disse Leal.