Talha elétrica: o que é e por que investir em seu negócio?

Talha elétrica: o que é e por que investir em seu negócio?

Venha descobrir neste post sobre todos os detalhes da talha elétrica e por que esse equipamento é vantajoso para o seu negócio

A talha elétrica tem como objetivo elevar materiais, cargas pesadas ou itens de difícil locomoção, garantindo mais segurança e funcionalidade ao profissional. Nesse sentido, ela pode ser extremamente útil em indústrias e fábricas que exigem a movimentação de cargas.

Em resumo, a talha elétrica, como o próprio nome supõe, é um sistema movido a eletricidade utilizado especialmente para levantar, abaixar, e mover itens de difícil locomoção, como as demandas de gôndolas para loja, entre outros.

Nesse sentido, uma talha elétrica pode executar movimentos verticais e até mesmo realizar movimentos de translação. Com isso, é possível facilitar o desenvolvimento das atividades, ampliar as tarefas e evitar transtornos envolvendo acidentes de trabalho e lesões variadas.

Pensando nisso, preparamos este post com o objetivo de mostrar a você, empreendedor, a função de uma talha elétrica e como ela pode ser útil no ambiente de trabalho. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo!

Como funciona uma talha elétrica?

Antes de mais nada, é importante mencionar que a talha elétrica é um equipamento muito utilizado na construção civil, em depósitos, oficinas, garagens de manutenção, estaleiros e embarcações de grande porte.

No entanto, existem outras contribuições da talha elétrica, como levantar troncos de árvores, baixar um lustre para a manutenção, entre outros.

Mas, falando sobre o funcionamento do equipamento, a talha elétrica deve ser presa a uma estrutura, com uma parte móvel, um guindaste ou uma viga de aço. Com isso, a talha é abaixada perto do item que será levantado que, por sua vez, é fixado na carga.

Nesse sentido, o suspensório é conectado ao gancho da talha e então o item está pronto para ser levantado naturalmente, até que o usuário tenha certeza de sua total estabilidade. 

Vale ressaltar que as talhas mais modernas contam com interruptores de segurança que cortam automaticamente a energia se houver algum problema de segurança.

Sendo assim, é possível gerar mais conforto e autonomia nas diversas atividades, como na produção de carrinho plataforma, etc.

Por que investir em uma talha elétrica?

Existem inúmeras razões para investir em uma talha elétrica. Dentre elas, podemos mencionar a segurança, elemento fundamental em qualquer atividade profissional que apresenta riscos.

Além disso, é muito comum observar os problemas relacionados a segurança do trabalho decorrentes da elevação ou da manutenção de objetos pesados. Por isso, é possível reduzir os riscos de acidentes usando uma talha elétrica, uma vez que o sistema faz todo o esforço.

Outra característica desse sistema é a relação de custo-benefício. Basicamente, as talhas são economicamente eficientes, afinal, elas conseguem sustentar objetos que exigem 4 ou mais homens, reduzindo a necessidade de mão de obra humana.

Por fim, os problemas relacionados a talha elétrica são quase mínimos, uma vez que os cuidados com a manutenção são realizados a cada 6 meses, ou seja, a vida útil do item pode ser muito extensa.

Contudo, lembre-se de buscar realizar as manutenções e inspeções com o auxílio de profissional qualificado para garantir a segurança na hora da utilização.

Agora que você já sabe o que é a talha elétrica e por que investir em seu negócio, o que está esperando para ter sucesso com esse equipamento? Gostou do post? Conta pra gente!