Mitsui Sumitomo Seguros acelera transformação durante pandemia

Mitsui Sumitomo Seguros acelera transformação durante pandemia

Seguradora de origem asiática enfrentou período da crise da covid-19 mais fortalecida e obteve êxito no primeiro semestre de 2020

A CI&T, multinacional brasileira especialista digital para grandes marcas globais, acelerou a transformação Lean Digital na Mitsui Sumitomo Seguros (MSS). O objetivo foi acelerar o crescimento de mercado e responder com agilidade às demandas de seus consumidores durante a crise do novo coronavírus. Desde 2019 foi realizado um trabalho em conjunto para identificar as principais oportunidades de desenvolvimento no segmento Auto. A seguradora aprimorou a entrega de novos produtos e fortaleceu o relacionamento com o seu cliente, além de otimizar custos operacionais. Com isso, diante das adversidades, a empresa viu seus indicadores apresentarem resultados positivos ao longo do primeiro semestre deste ano.

Reestruturação Organizacional

A partir da aplicação da metodologia Lean Digital, a CI&T trabalhou em conjunto com a MSS em uma reestruturação organizacional completa dentro da companhia. Aliada à implantação de ciclos curtos de aprendizado embasados por dados coletados diretamente da operação. As primeiras mudanças provocaram a quebra de silos, organizando diversas áreas e perfis em uma cadeia de valor voltada a ganho de agilidade e autonomia nos processos internos. Isso resultou em squads multidisciplinares com um propósito único estabelecido, as quais atacavam hipóteses testáveis e mensuráveis a curto prazo.

Ao final do primeiro ano desse processo, MSS já apresentava diversos impactos positivos em seus indicadores operacionais. Dentre eles, a redução consistente de lead time das entregas, melhorando consequentemente o time to market. Com a crise causada pelo covid-19, a companhia acelerou essa transformação e conseguiu, rapidamente, ajustar a customização de novos produtos, obtendo uma redução de tempo de 93% na ativação. Além disso, com o melhor uso de recursos e melhoria na qualidade do portfólio de iniciativas, mais aderente aos objetivos estratégicos, a companhia melhorou seus processos, obtendo redução de 30% nos custos de operação.

Comportamento das Tendências

A MSS também viu o fortalecimento da competência de tomada de decisões baseadas em dados, com incorporação de mais fontes para análises e ajustes de preço. Como exemplo, observando o comportamento das tendências e do mercado diante da ruptura causada pela covid-19, com as necessidade dos clientes, foi possível adotar rapidamente uma nova forma de flexibilização de pagamentos (90 dias para 1ª parcela). Isso trouxe benefícios a novos contratos e renovações. Como consequência, a companhia atingiu resultados financeiros superiores a meta para o primeiro trimestre de 2020. Isso foi positivo por proporcionar melhores condições de minimizar impactos em suas operações frente às crises sanitária e econômica atuais.

Segundo Helio Kinoshita, vice-presidente da Mitsui Sumitomo Seguros, o processo de agilidade adquirida com o Lean Digital e a parceria com a CI&T se fortaleceu diante da crise da covid-19. “Essa nova forma de trabalho será fundamental para a adaptação ao Novo Normal que ainda está se construindo no mercado”, afirma. “Mais importante ainda é a mudança do mindset dos gestores de negócios, que estão cada vez mais orientados aos objetivos estratégicos, executando com agilidade, monitorando os principais indicadores e ajudando a companhia a alcançar seus objetivos.”

Com esse cenário de ajustes e preparação, a companhia enfrentou o período da crise mais fortalecida e obteve êxito no primeiro semestre de 2020. Com a equipe focada e todo o time concentrado nas atividades, a MSS atingiu R$ 121 milhões em Produção no MS Auto, representando 48% de crescimento, redução da 4 pontos percentuais na sinistralidade, atingindo 60%, além de obter 100% de ganho de velocidade nas respostas a ajustes da concorrência.

De acordo com Giuliano Borro, diretor das áreas Técnica Auto, TI, Operações e Atuarial da seguradora, a cobrança constante por velocidade na entrega de soluções faz com que a companhia esteja sempre atenta às dinâmicas de mercado. “Tenho cada vez mais certeza de que quem vencerá o jogo é quem aprender, responder e criar oportunidades de forma rápida e com resultado efetivo. O desafio da liderança é estimular o pensamento coletivo, inovador e integrado. Aprendendo, testando, corrigindo e evoluindo”, ressalta.