Tudo o que você precisa saber sobre a manutenção de elevadores

Tudo o que você precisa saber sobre a manutenção de elevadores

Confira 3 modelos de manutenção de elevadores e qual a importância de cada um

Certamente você já deve ter ouvido falar que o elevador é o meio de transporte mais seguro do mundo, não é mesmo? Afinal, os aviões, automóveis, ônibus e o trem possuem índices de acidentes muito mais elevados se comparados aos elevadores.

Nesse sentido, é importante mencionar que assim como as estruturas residenciais, é fundamental realizar a manutenção de elevadorese as inspeções periódicas. Isso porque eles são responsáveis por garantir maior autonomia e agilidade ao dia a dia.

Além disso, os elevadores são meios valiosos para pessoas que têm a mobilidade reduzida, uma vez que eles permitem a locomoção, a circulação e, principalmente, o transporte seguro. Mas, afinal, qual a importância da manutenção de elevadores?

Pensando nisso, preparamos este post com o intuito de mostrar a você, morador ou não, a importância da manutenção de elevadores. Neste conteúdo, você verá os modelos de manutenção e como eles podem ser úteis. Continue lendo!

Tipos de manutenção de elevadores

Antes de mais nada, vale ressaltar que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possui diversas normas e regulamentações sobre os elevadores, orientando sobre manutenção, limpeza, verificação de funcionalidade, entre outras limitações.

No entanto, falando sobre os modelos de manutenção de elevadores, é possível destacar 3 principais. Confira:

  • Manutenção corretiva: realizada logo após dano e falha no equipamento, seja em um elevador, carrinho plataforma, etc., ou quando se tem um desempenho menor do que o esperado, substituindo o elemento causador da falha.
  • Manutenção preventiva: realizada periodicamente, a fim de prevenir falhas ou danos na estrutura do elevador, visando, acima de tudo, a segurança dos moradores ou daqueles que circulam pela estrutura.
  • Manutenção preditiva: efetuada por meio de intervenções programadas com base em indicadores do próprio equipamento, aplicando técnicas de análises. O foco é avaliar de forma imediata se há necessidade de realizar manutenções.

Dessa forma, a manutenção de elevadores visa garantir a vida útil do aparelho, além de gerar mais bem-estar e autonomia dos moradores ou visitantes. Por isso, é fundamental aplicá-la de forma preventiva, com o objetivo de evitar danos e falhas maiores.

Qual a frequência de manutenção?

Por fim, é quase impossível falar sobre os tipos de manutenção de elevadores sem mencionar qual a frequência necessária de manutenção, certo? O ideal é buscar as características e especificidades de cada equipamento e atuar em cima delas.

Em resumo, é fundamental avaliar as necessidades de cada equipamento para compreender com qual periodicidade deverá ser realizada a manutenção. No entanto, é recomendado efetuar uma manutenção por mês.

Nesse sentido, é possível alinhar a manutenção de elevadores com as inspeções necessárias, como a manutenção de esteira transportadora, entre outros, garantindo que tudo está em dia e nenhum erro ou falha foi deixado para trás.

Portanto, manter uma boa periodicidade da manutenção de elevadores diminui os custos com reparos de última hora, promovem um bom funcionamento a longo prazo e servem como garantia da redução ou eliminação de acidentes.

Gostou do nosso post sobre os tipos de manutenção de elevadores? Conta pra gente! Queremos saber sobre a sua opinião.