Aplicativo atinge marca de 100 mil cadastros em teleatendimento

Aplicativo atinge marca de 100 mil cadastros em teleatendimento

Sistema Atende em Casa, foi lançado em maio deste ano com o objetivo de atender pacientes contaminados pelo covid-19

Lançado em maio deste ano, o sistema Atende em Casa foi desenvolvido para ajudar a população com orientações e atendimento on-line sobre a covid-19. O aplicativo chega a marca de 100 mil cadastros em cinco estados do país. A tecnologia permite que, por meio de chat e vídeochamada, profissionais da saúde (médicos e enfermeiros) atendam pacientes com sintomas sugestivos da Covid-19. Orientando de forma adequada sobre cuidados clínicos ou encaminhem para uma unidade de saúde, em caso de necessidade.

De acordo com Claudio Castro, sócio da Pitang Agile IT, uma das desenvolvedoras do Atende em Casa, o sistema foi pensado como contribuição em um momento tão delicado da pandemia pelo coronavírus. “Como especialistas em tecnologia, precisávamos usar o nosso conhecimento para ajudar a população. Avaliar, a distância, casos e orientar aqueles que precisavam ou não se deslocar até os hospitais. Ajudando a evitar uma superlotação nas unidades de atendimento e, consequentemente, a oportunidade de atendimento para aqueles casos que, de fato, precisam de atendimento médico”, explica.

Apenas em Pernambuco, são mais de 176 municípios assistidos pela tecnologia. O Estado responde por mais de 50% dos atendimentos, entre teleorientações e teleacolhimentos, sendo estes os atendimentos realizados por psicólogos da equipe da Secretária de Saúde. “O Atende em Casa trouxe para Pernambuco, além do suporte ao atendimento, uma economia mais de 3 milhões de reais na operação por otimização de recurso de profissionais de Saúde. Além do Estado, os atendimentos acontecem no Pará, Alagoas, Ceará e Rondônia. Nosso objetivo é seguir com o projeto mesmo após a pandemia. Acreditamos que é um serviço muito importante para evitar sobrecargas no sistema de saúde em qualquer época”, completa Castro.