Seguro de RC Profissional protege patrimônio de prestadores de serviços

Seguro de RC Profissional protege patrimônio de prestadores de serviços

Coberturas oferecem amparo para gastos com defesas judiciais, auxílio nos acordos, reclamações e prazos complementares

Todos os profissionais prestadores de serviços estão sujeitos, eventualmente, a cometerem falhas sem qualquer intenção, que podem acabar causando danos a terceiros. Esses erros, algumas vezes, impactam pessoas que podem entrar com processos, requerendo indenização pelo ocorrido. É para proteger o trabalhador nestes casos que existe o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional.

As coberturas desse produto oferecem amparo para gastos com defesas judiciais, auxílio nos acordos, reclamações e prazos complementares. Podem também incluir custos com perícias e indenizações por danos morais e estéticos. Caso o profissional seja condenado, o seguro garante o pagamento do processo, preservando o patrimônio do segurado, deste que seja constatado que o ato foi culposo, ou seja, não intencional. Segundo o diretor do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne), Anderson Peixoto, o RC Profissional pode ser contratado por prestadores de serviço de vários segmentos.

“Entre os que mais procuram a proteção estão os profissionais da saúde, como médicos, dentistas, fisioterapeutas e veterinários, além de advogados, contadores, arquitetos, agentes de viagem e os próprios corretores de seguros”, explica. Com relação à contratação, o RC Profissional pode ser coletivo ou individual. O primeiro costuma ser utilizado por sindicatos, associações de classe e outras instituições visando proteger os profissionais de suas respectivas categorias. Já o segundo tem apenas um contratante e um segurado.

“Em ambos os casos, cada apólice é única e deve ser emitida em conformidade com a profissão. Os corretores estão preparados para sugerir a melhor formatação do produto para cada cliente e a tecnologia, hoje, permite que a contratação seja feita com rapidez e praticidade em ambiente digital, com mapeamento de probabilidades de sinistros, propostas e valores adaptados a cada realidade profissional”, completa Anderson Peixoto.

D&O

Voltado para profissionais que ocupam cargos de direção ou de alta responsabilidade em organizações, o Seguro D&O – Directors and Officers Liability Insurance – é uma modalidade de Seguro de Responsabilidade Civil Profissional que visa proteger o patrimônio de executivos – diretores, administradores, conselheiros e gerentes de empresas de pequeno, médio ou grande porte – contra prejuízos resultantes de processos judiciais decorrentes de atos de sua gestão. É um produto ainda pouco conhecido no Brasil, mas que vem em franco crescimento.

O D&O prevê cobertura para casos de reclamações de terceiros relacionadas a atos de gestão praticados pelos segurados no exercício de suas atribuições profissionais, garantindo os custos de processos e honorários advocatícios e também possíveis indenizações, limitadas aos valores contratados na apólice. “Esse tipo de seguro é coletivo, pago por pessoas jurídicas, empresas de capital aberto ou fechado, estatais, instituições financeiras, etc, que querem garantir a tranquilidade de seus executivos para que possam exercer suas funções sem colocar em risco o seu patrimônio pessoal”, completa o diretor do Sindsegnne.