Projeto Dados do Bem, apoiado pela HDI Seguros, chega a Goiás

Projeto Dados do Bem, apoiado pela HDI Seguros, chega a Goiás

Iniciativa de combate à Covid-19 já está disponível para monitorar pacientes em 78 cidades no estado; expectativa é que realizar o teste em cerca de 240 mil pessoas

O Dados do Bem, é uma iniciativa de mapeamento epidemiológico da Covid-19 liderada pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e Zoox Smart Data. Conta com o apoio de empresas como a HDI Seguros, e acaba de chegar a Goiânia. O projeto, criado por uma equipe de médicos e pesquisadores, em associação com desenvolvedores e cientistas de dados. Combina inteligência epidemiológica e big data. E atuará apoiando o governo do Estado no monitoramento e aumento da capacidade de testagem diária de RT-PCR, exame que identifica o coronavírus no período em que está ativo no organismo humano.

A ampliação da testagem e do monitoramento na região já está em operação em Goiânia e em mais 77 municípios do estado. Que foram pré-selecionados por terem maior número absoluto de casos ou por serem polos turísticos. O programa, efetivado com o uso do aplicativo Dados do Bem, permite monitorar pacientes com Covid-19. Além disso, tem a capacidade de rastrear os seus contatos (pessoas que tiveram contato com paciente contaminado), alertando a necessidade de isolamento e testagem dessas pessoas.

Testes Diários

Atualmente, a Secretaria de Saúde do estado realiza de 250 a 400 testes por dia, pelo Laboratório Central de Saúde Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen), em Goiânia. Com o novo programa, deve realizar, na primeira semana, de 500 a mil testes ou mais por dia. Gradativamente o processamento dos exames será ampliado, podendo chegar a mais de 4 mil testes por dia. A Secretaria tem a meta de realizar o teste em cerca de 240 mil pessoas, aproximadamente 5% da população de Goiás.

Como funciona?

Cada usuário poderá baixar o aplicativo gratuitamente e responder a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados ao vírus e histórico de saúde. A partir dos dados fornecidos pelo usuário, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo novo coronavírus. Não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos. Uma amostragem das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de Covid—19 poderá ser chamada para fazer o exame RT-PCR.

Aqueles que receberem a indicação para o exame deverão selecionar uma das opções de locais apresentadas na própria plataforma. Em seguida, a pessoa receberá no celular um voucher com um QR Code, que será escaneado na unidade de saúde indicada. O agendamento do teste se dará exclusivamente pela ferramenta.

“O Dados do Bem segue crescendo e chegando a novos locais. Ampliando assim a base de dados e contribuindo para um mapeamento epidemiológico mais abrangente e eficiente. Além de Juiz de Fora (MG), Carapicuíba (SP) e algumas cidades no Rio de Janeiro, agora vários municípios de Goiás passam a contar com o projeto. Que atende a nossa expectativa de chegar a novos estados e regiões. A HDI é parceira da Zoox em projetos de inteligência de dados e valoriza iniciativas como essa, que trazem diversos benefícios reais para a população”, diz Vagner Guzella, vice-presidente Administrativo-Financeiro da HDI Seguros. A Seguradora doou um milhão de reais para a importação de cerca de 10 mil testes a serem utilizados no projeto. Além disso, colocou profissionais da sua equipe à disposição do Dados do Bem.

O aplicativo Dados do Bem é gratuito e está disponível para Android e iOS. O projeto utiliza a inteligência de dados para compilar as informações colhidas, auxiliando as autoridades no desenvolvimento de estratégias e ações direcionadas para a contenção da doença.

Sobre a iniciativa Dados do Bem

Foi desenvolvido pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data e colaboração de empresas parceiras. Dados do Bem é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real. Criado por pesquisadores, infectologistas e equipe de inteligência, a ferramenta, cedida gratuitamente ao Poder Público, fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19. A tecnologia faz parte de uma série de iniciativas de pesquisa do Instituto D´Or, “Ciência IDOR Contra a COVID”, que ainda inclui outras nove frentes de estudo.