Avaliação econômica é destaque da 26ª Conjuntura CNseg

Avaliação econômica é destaque da 26ª Conjuntura CNseg

Otimismo cauteloso reflete-se na revisão positiva das expectativas para o PIB, reduzindo bastante o tamanho da queda prevista para este ano

Uma análise detalhada da economia brasileira abre a 26ª edição da Conjuntura CNseg, publicada pela Confederação Nacional das Seguradoras. Avalia-se o desempenho do PIB, perspectivas da economia no terceiro trimestre, comportamento da inflação diferenciada entre o IPCA e a família IGPM e algum alento no otimismo dos agentes econômicos com as medidas que flexibilizam regras de mobilidade. No Brasil, esse otimismo cauteloso reflete-se na revisão positiva das expectativas para o PIB, reduzindo bastante o tamanho da queda prevista para este ano (de -6,10% para -5,64%). A desaceleração do PIB no período foi também observada nas principais economias do planeta e, para o segundo trimestre, a queda foi na casa de dois dígitos em alguns casos, como no Reino Unido.

O capítulo “Análise de Desempenho” da publicação destaca o desempenho proeminente do setor segurador em junho. No mês, a arrecadação somou R$ 23,3 bilhões (sem Saúde e DPVAT), 6,7% a mais que no mesmo mês de 2019. O segmento de Danos e Responsabilidades foi o destaque do mês. Com crescimento de 18,5%, em relação ao mesmo mês de 2019, totalizando arrecadação de R$ 7 bilhões. Outro comportamento mais favorável foi apresentado pelo VGBL. E conforme já destacado em editorial da 25ª edição da Conjuntura CNseg, assinado pelo Presidente da CNseg, Marcio Coriolano.

Danos e Responsabilidades

No caso dos seguros de Danos e Responsabilidades, o texto acrescenta que, na comparação em 12 meses móveis, o segmento já mostra recuperação e tendência positiva. Com crescimento de 3,9%, alta de 1,9 ponto percentual, em relação à métrica observada em maio. O bom desempenho no mês foi puxado pelo grupo dos seguros Patrimoniais, pelo seguro Rural e pelo grupo de Marítimos e Aeronáuticos.

A 26ª edição da Conjuntura CNseg apresenta, ainda, o tópico “Resumo Estatístico”, com dados sobre o desempenho do setor segurador em cada Região do país, e “Glossário”, com verbetes técnicos que fazem parte da rotina do mercado segurador.