CIST firma parceria com a Brazil-California Chamber of Commerce

CIST firma parceria com a Brazil-California Chamber of Commerce

Organização norte-americana tem como missão promover relações comerciais entre entidades que tenham interesses em comum

O Clube Internacional de Seguros de Transportes (CIST) firmou uma parceria histórica com a Brazil-California Chamber of Commerce (BCCC). A organização norte-americana que tem como missão promover relações comerciais entre entidades que tenham interesses em comum. Em outras palavras, aproximar organizações brasileiras que atuem na Califórnia de entidades norte-americanas que tenham interesse no mercado brasileiro.

Para se ter uma ideia da importância desse acordo, basta lembrar que o estado da Califórnia possui hoje o maior PIB dos EUA, sendo o 2º maior exportador e o maior importador daquele país. Em 2018, importou cerca de US$ 445 bilhões, porém o Brasil é apenas o 20º maior exportador para o Estado e o 25º importador.

Como apenas 13% das exportações brasileiras têm como destino a Califórnia, o potencial de crescimento de negócios é enorme. “Historicamente, o comércio bilateral Brasil-EUA é muito focado na costa atlântica, até por questões geográficas. Muito dos produtos brasileiros que são exportados para a costa Oeste por via marítima, passam pelo Texas e complementam a viagem por via terrestre, ou chegam por via aérea”, explica Cleber Cuzziol, CEO da empresa californiana MV Risk Modeling Solutions e Vice-Chair do International Trade Logistics Committee da BCCC.

Segundo ele, essa é uma das razões da sua entidade contar com o apoio do U.S. Department of Commerce de Los Angeles, da Secretaria de Governo da Califórnia e do Departamento de Assuntos Econômicos da cidade de Los Angeles para promover eventos, missões comerciais e setoriais de forma a impulsionar o crescimento do comércio bilateral Brasil-California.

“Acredito que o CIST e o Comitê de International Trade & Logistics da BCCC possuem missões e objetivos similares, e o seguro e a logística são serviços essenciais e indispensáveis para o comércio exterior. Temos muitas empresas membros que buscam clientes, parceiros e prestadores de serviço no Brasil, assim como imagino que membros do CIST também busquem fomentar seu network com as empresas daqui”, disse Cuzziol.

“A BCCC tem dentre os seus pilares a capacitação e network, exatamente o que fazemos no CIST! Por isso, teremos uma relação de parceria e reciprocidade, promovendo os eventos, cursos e treinamentos de cada entidade, assim como o compartilhamento de dados, informações, notícias do setor e estudos que sejam de mútuo interesse. Futuramente vamos promover também negócios, aumentar produtividade, renda e gerar empregos”, concluiu Salvatore Lombardi, presidente do CIST.

Vale ressaltar que os setores de eletrônicos, tecnologia da informação, agropecuário, aeroespacial, logística, de insumos para construção civil, de infraestrutura, financeiro e de alimentos industrializados estão entre os mais demandados pelo estado da Califórnia. Quem tiver interesse em fazer contato com a BCCC pode enviar um e-mail para [email protected].