A importância da conciliação de vendas de cartões de créditos

A importância da conciliação de vendas de cartões de créditos

Falta de conciliação pode gerar prejuízo para empresa, impactando diretamente no seu fluxo de caixa

Hoje em dia, um dos meios mais utilizados para fazer pagamentos são os cartões de crédito. Eles trazem facilidade para o cliente, para a empresa, e ainda diminuem os riscos de inadimplência. No entanto, a Consultora Financeira Patricia Pazold destaca que essa modalidade de pagamento também pode gerar vários transtornos para a empresa como taxas cobradas com valores indevidos, fraudes causadas por terceiros e ainda o não recebimento de todas as vendas em sua conta.

Acompanhe o artigo abaixo para entender quais os problemas que uma empresa pode ter por usar essa modalidade de pagamento e, muitas vezes, nem sabe.

Conciliação dos cartões

Fazer as vendas e receber com o cartão de crédito ou débito é muito fácil e prático, pois não há a necessidade de análise de crédito com o cliente. Sendo assim, a empresa fica segura, pois tem certeza que irá receber tudo que vendeu.

Porém, um grande erro que muitas empresas cometem é o de não realizar a conciliação de cartão de crédito. Isso acontece pela morosidade do processo e o pensamento de que é necessário contratar uma pessoa para fazer esse trabalho. Por esses motivos, a maioria dos empresários opta em não fazer.

Riscos da não conciliação

O que muitos empresários não sabem é o risco que a empresa tem de ter prejuízos por não fazer isso, principalmente, o impacto que pode ser gerado em seu fluxo de caixa.

Seguem alguns riscos que as empresas estão correndo:

  • Pagamento de taxa de juros maior da que foi contratada: infelizmente isso acontece muito. Na hora da contratação, muitas operadoras oferecem taxa de juros menores, porém, por saberem que quase nenhuma empresa faz a conciliação de cartões, essa taxa sempre é alterada e a empresa nem fica sabendo que está pagando a mais;
  • A operadora não repassar todo o valor, por erro de transmissão: as operadoras de cartões recebem as informações de vendas por meio de transmissão, no entanto, erros podem acontecer nesse processo e a operadora não conseguir identificar a empresa. Dessa forma, acaba não repassando o pagamento, ficando com o valor pendente até alguém reclamar. Sem a conciliação de cartão, não irá haver reclamação, o que acaba acumulando valores altos. Há casos de empresas que conseguiram receber valores acumulados, em torno de 80 mil, 50 mil, 100 mil e outros mais. Por isso, é necessária muita atenção!;
  • Fraude (poderá trocar maquininha e a empresa nem perceber): Já houve casos que trocaram a maquininha de cartão, colocando outra conta para recebimento e, com isso, passava a maquininha, o ticket ficava no caixa, porém, a venda nunca entrava para a empresa;
  • Fraude de cancelamento: existem maneiras de desviar o valor do cartão de crédito com um simples cancelamento, se a empresa não tiver controle suficiente.

Benefícios de fazer a conciliação

Por outro lado, a conciliação do cartão de crédito promove diversos benefícios para a empresa. Alguns são:

  • Saber se a taxa cobrada é realmente a que foi contratada;
  • Conseguir identificar valores perdidos na transmissão, garantido que tudo que foi vendido, realmente está sendo recebido;
  • Evitar fraude nas vendas;
  • Ter um planejamento de fluxo de caixa mais confiável.

Soluções

Não é realmente necessário contratar uma pessoa para fazer a conciliação de cartões; existem soluções que podem realizar a conciliação de forma rápida e com custo baixo. Além disso, dependendo da operadora, é possível fazer um estudo e identificar se existem valores que ainda não foram repassados.

Consultoria especializada

As empresas precisam ter controles adequados para que não tenham prejuízos. Existem soluções automatizadas que são práticas e com um custo baixo para qualquer empresa.

Para que seu negócio não sofra problemas com fraudes, falta de recebimento e pagamento de taxas indevidas, é muito importante contar com uma consultoria especializada, que irá indicar soluções que garantem o controle das suas finanças.

Artigo escrito por Patricia Pazold, Consultora Financeira, Contadora e Coaching