Care Plus prepara colaboradores para volta gradual ao escritório

Care Plus prepara colaboradores para volta gradual ao escritório

Operadora adotou diversas medidas para garantir a saúde física e mental dos funcionários

Durante a pandemia da Covid-19, a Care Plus dá continuidade aos serviços de excelência oferecidos aos clientes. Em um momento de fragilidade e insegurança global, a empresa toma diversos cuidados para que os colaboradores continuem desempenhando um serviço humanizado e de qualidade, mantendo a saúde física e mental em dia. Ao cuidar de quem cuida, a Care Plus busca estar, ainda mais, presente para garantir o bem-estar de todo o time.

Após a aplicação da política de trabalho remoto, anunciada no início da pandemia, a empresa criou um comitê multidisciplinar sobre assuntos relacionados à Covid-19. São discutidas decisões que possam contribuir para a rotina do colaborador e a de seus familiares. Com representantes de todas as áreas, diretores, gerentes, coordenadores e analistas discutem a realidade de cada grupo. Além disso, os executivos ajudam a definir questões mais estratégicas que, em conjunto com o time operacional, passarão pela aprovação do presidente Luiz Camargo, presente em todas as discussões.

Serviço de atendimento interno e os cuidados com a saúde mental

Em paralelo, a Care Plus também lançou o “Call Tree”. Um canal interno de comunicação que funciona 24 horas, com três profissionais selecionados. O serviço permite que os colaboradores entrem em contato a qualquer momento, inclusive quando tiverem dúvidas sobre a Covid-19 e indício de sintomas. “Além de passarmos informações gerais com prontidão, temos uma equipe médica à disposição que pode ajudar nossos colaboradores. Então passamos o telefone para que os médicos entrem em contato a fim de compartilhar orientações que fujam do nosso domínio. Vale ressaltar que essa ferramenta também é válida para toda a família do colaborador”, diz Camila Pignatari, gerente executiva de recursos humanos da Care Plus e uma das integrantes do Call Tree.

A primeira decisão tomada pelo comitê foi conferir se todos os colaboradores estavam bem acomodados e com os equipamentos necessários. “Para a maioria, provavelmente 90% da empresa, o trabalho remoto foi muito bem recebido. Mas, para outras pessoas que moram em lugares menores e com família grande, surgiram dificuldades com a conexão de internet, por exemplo. Para resolver isso, mapeamos todos que estavam enfrentando problemas de conexão para fornecermos modem e cadeiras de escritório”, conta Camila.

Pioneira na criação do programa Mental Health, exclusivo aos beneficiários e colaboradores, a operadora também tomou outra medida e decidiu disponibilizar o “Núcleo de Acolhimento” aos familiares e amigos de seus colaboradores, permitindo acolher cada indivíduo com a atenção que merece e reforçando o cuidado da Care Plus com a saúde mental. Diante deste momento tão desafiador e impactante, mais pessoas puderam contar com apoio psicológico de qualidade e orientação emocional.

Retorno gradual e expectativas dos colaboradores

Renata Marques, diretora de Governança Clínica da Care Plus e integrante do Call Tree revela que o comitê de trabalho dedicado à pandemia vem planejando, com muito zelo, o retorno gradual dos colaboradores. Ainda sem data prevista, o primeiro grupo de pessoas a aderir ao trabalho presencial será o de colaboradores que se voluntariaram para o retorno, desde que não integrem o grupo de risco. “Diversos aspectos foram levados em consideração para que a volta dos colaboradores seja aconchegante. Entre elas a colocação de tapete sanitizante na entrada, aferição da temperatura, disponibilização de mascarás e álcool 70%, comunicação visual com orientações sobre os principais cuidados em banheiros e ambientes comuns da empresa, ações educativas como cartilhas e treinamentos para garantir que todos recebam informações adequadas, além da realização de testes sorológicos e avaliação médica antes do retorno”, complementa.

Outra discussão levantada pelo grupo foi a de como preparar a nova sede, que foi entregue no meio da pandemia. Camila explica que algumas decisões foram pensadas especificamente para o novo ambiente. “Nós queremos que essas pessoas, que estão dispostas a voltar e a construir uma rotina totalmente nova, se sintam confortáveis e seguras. Por isso, realizamos alguns fluxos pensando em todos os pontos de contato que o colaborador vai ter. Reforçamos a questão da higienização, a metragem de distância entre um e outro, como eles vão utilizar banheiro, máquina de café e bebedouro, fizemos a troca de lixeiras comuns por lixeiras com sensor. Nós temos pensado em todos os detalhes, são cuidados mínimos que influenciam diretamente na segurança da volta”.

Além disso, com a pandemia e 100% dos colaboradores em trabalho remoto, começou-se a pensar também no home office, que será implementado em 2021. Esse processo costuma ser feito com níveis de hierarquia para cargos; já na Care Plus, o projeto será criado para todas as pessoas. “Nós temos feito muitas pesquisas com os colaboradores para entender o momento que eles têm enfrentado, com perguntas sobre os benefícios até sobre o que eles têm sentido. O nosso mote é sempre olhar para o colaborador e aprender com ele.”

Dentro de um momento em que grandes mudanças vieram para ficar, Camila conta que o foco da Care Plus está nos colaboradores. “Pensando no futuro, eu não vejo o cenário mudando rapidamente, pelo menos nos próximos seis meses. O nosso foco continuará no cuidado com o colaborador, fortalecendo a entrega de vidas longas, saudáveis e felizes, além de mostrar que o nosso propósito também é real na praticidade do dia a dia e nas resoluções de situações desafiadoras.”