Como está a saúde mental do paulista durante a pandemia?

Como está a saúde mental do paulista durante a pandemia?

Morte e luto, foco e impulsividade têm sido mais abordados em terapia durante o período, mostra o Zenklub

O Zenklub, maior plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal do Brasil, fez um levantamento onde mostra alguns dos temas que tiveram grande aumento de menções em sessões de terapia no período de pandemia.

O estado de São Paulo é o que mais utiliza a plataforma, tendo 479 mil usuários. A quantidade de sessões de terapia entre os paulistas saltou 299%, comparando o segundo trimestre de 2020 com o primeiro. Em relação aos temas tratados, vê-se aumento nas citações sobre morte e luto (+1096%), foco (+613%), impulsividade (+406%), casamento (+392%), trauma (+383%), entre outros temas analisados.

O lançamento do relatório acontece no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, pois a plataforma verificou aumento nas citações das temáticas depressão (+75%) e ideação suicida (+ 23%)

Relatório completo aqui

Em todo o Brasil são 5 milhões de usuários do Zenklub e houve crescimento de 201% na quantidade de sessões de terapia realizadas no segundo trimestre de 2020. Alguns dos temas que tiveram grande aumento de citações no mesmo período foram pânico (+846%), agressão (+757%), redes sociais (+698%), preconceitos (+698%), foco (+654%), obesidade (606%), entre outros.

“Foi e ainda é necessário que fiquemos socialmente isolados para cuidar da nossa saúde física e da dos outros, mas isso tem impactado a nossa saúde mental, como os dados mostram. Saúde não é apenas a ausência de doenças, mas sim um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e nesse momento muitas pessoas têm usado a terapia como aliada para cultivá-lo”, explica Rui Brandão, CEO do Zenklub.

Após as sessões, os especialistas do Zenklub preenchem quais foram os principais assuntos que o cliente abordou nela e isso gera um relatório com o cenário geral anonimizado.