Seguros SURA está entre as maiores no ranking de seguros

Seguros SURA está entre as maiores no ranking de seguros

Companhia tem uma participação de mercado de 2.8% no mercado regional e, em particular, é de 4.1% em Gerais e de 1.2% em Vida

A Seguros SURA é especializada na Gestão de Tendências e Riscos, com uma plataforma multissolução, multicanal e multissegmento. Acompanha 18 milhões de assegurados em nove países da região. Suramericana, ou Seguros SURA, subsidiária do Grupo SURA, subiu do quarto ao terceiro lugar no segmento de seguros Não-Vida, no último “Ranking de Grupos Seguradores na América Latina”. Anúncio foi publicado pela Fundação Mapfre, sendo a primeira de origem latino-americana.

No Ranking Total, classificação dos grupos seguradores do mercado na América Latina, a Suramericana se manteve no oitavo lugar e é a quarta entre as latino-americanas, atrás de três seguradoras brasileiras. Com um volume de prêmios que superou os USD 4.000 milhões de dólares em 2019, a Companhia registrou uma participação de mercado de 2.8%, segundo o informe.

“Nos posicionarmos entre as seguradoras latino-americanas mais relevantes tem sido possível graças a nossa estratégia como gestores de tendências e riscos. O que nos permite avançar na entrega de capacidades para as pessoas e as empresas, a maior diversificação do nosso portfólio com soluções que transcendem a segurança tradicional, assim como continuar consolidando as companhias nos nove países onde Seguros SURA está presente”, expressou Juana Francisca Llano, a Presidente de Suramericana.

No segmento de Vida, a Companhia se posiciona como a nona de origem latino-americana e se encontra no 17º lugar no escalão geral. Vale destacar que a produção por valor de prêmios no último ano se deu em 52% em seguros Gerais e 48% em Vida, que somaram aproximadamente 16 milhões de apólices.

A Seguros SURA tem desenvolvido quatro frentes de negócio nas operações da região: Autos, Vida, Saúde e Empresariais. Onde os portfólios de soluções se tem se diversificado para acompanhar as pessoas e as empresas, não somente quando ocorre um sinistro, mas desde a entrega de capacidades e conhecimento que permite identificar oportunidades em mobilidade, competitividade, conectividade, hábitat, saúde e autonomia.

Resultados da Suramericana até junho

No fechamento do primeiro semestre, a Companhia consolidou ingressos totais que aumentaram 10.5% e somaram USD 2.391 milhões, com um crescimento nos segmentos de seguros Gerais (7.5%), Vida (7.0%) e a prestação na Colômbia de serviços na saúde (21.5%).

Além disso, a Seguros SURA se destaca pela recuperação de ingressos por rendimento de portfólios das seguradoras, em particular da filial na Argentina. O resultado consolidado foi de USD 79 milhões, 68.3% a mais do que o mesmo período de 2019.

“Os resultados refletem os esforços de fidelizar os nossos clientes desde três frentes: transformação do modelo operativo; desenvolvimento de novas soluções e reconversão de outras, para responder às condições atuais das pessoas e das empresas na região; ao mesmo tempo que fortalecemos nossos acessos e canais. Assim, cuidamos do ajuste de reservas, a solvência e a liquidez frente aos cenários que temos projetado diante a pandemia”, indicou Juana Francisca Llano, a Presidente de Suramericana.

Mercado segurador na região

Finalmente, o mercado segurador na região teve um comportamento positivo em 2019 que somou um volume de prêmios de USD 153.113 milhões, um 1.7% a mais do que em 2018, segundo o relatório da Fundação Mapfre. Especificamente, houve um crescimento no segmento Vida de 5.1%, enquanto diminuiu 1% no segmento Não Vida, explicado, em boa parte, pela depreciação das moedas locais em comparação ao dólar, particularmente na Argentina e no Brasil.