Brasilseg apresenta resultados de projetos sustentáveis

Brasilseg apresenta resultados de projetos sustentáveis

Estudo apresenta os indicadores e projetos da organização, além dos objetivos estratégicos e comprometimento nas diversas frentes de negócios

A sustentabilidade é um dos pilares da Brasilseg e a prática permeia pela oferta de produtos e serviços com benefícios socioambientais, o gerenciamento adequado de operações e infraestrutura, além do patrocínio de diversas ações de impacto social.

Com o intuito de oferecer transparência aos clientes e colaboradores e também prestação de contas à sociedade, a Brasilseg elaborou um relatório de sustentabilidade, que reúne as ações realizadas durante 2019. O estudo apresenta os indicadores e projetos da organização, além dos objetivos estratégicos e comprometimento nas diversas frentes de negócios. Todos os assuntos são alinhados tanto com leis, normas e melhores práticas de mercado como com os compromissos assumidos internacionalmente pela empresa como os Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI) e o Pacto Global da ONU.

“Um de nossos direcionadores estratégicos é ser referência em resultado sustentável. Para isso, mapeamos os temas econômicos, ambientais, sociais e de governança prioritários na perspectiva de nossos públicos de relacionamento, com um olhar atento e integrado ao negócio. Esses objetivos guiam nossos investimentos e nos estimulam a ser uma empresa cada dia melhor”, diz Fabio Mourão, superintendente executivo de Marketing, Clientes e Planejamento Comercial da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.

Sustentabilidade na prática

Temas ambientais, sociais e de governança têm sido gradativamente incorporados ao portfólio da seguradora. Nos seguros agrícolas, segmento em que a Brasilseg é líder, utilizamos recursos de sensoriamento remoto (dados capturados via satélite) para monitorar e identificar sobreposição ou proximidades das áreas seguradas às reservas ambientais no momento da avaliação de riscos e regulação dos sinistros; também estão incorporadas às análises os riscos de trabalho escravo, presença em áreas quilombolas, indígenas e sítios arqueológicos. Temos atuação em áreas embargadas por órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes (ICMBio) e áreas de Reserva Legal e Preservação Permanente.

No seguro residencial, o cliente pode optar por serviços de descarte ecológico que contam com assistência para descartar móveis ou eletrodomésticos de maneira ambientalmente correta. Em 2019 foram recolhidas 167.661 toneladas de resíduos.

Para compensar as emissões de gases de efeito estufa associadas às suas atividades, a seguradora implementou dois projetos: o primeiro ligado à produção de energia renovável e captura e queima de metano para geração de energia no aterro Bandeirantes, localizado na região metropolitana de São Paulo, e o REDD Cikel de Desmatamento Planejado Evitado na Amazônia, projeto voltado para o controle do desmatamento florestal com objetivo de evitar as emissões derivadas do desmatamento em uma propriedade em Paragominas (PA). As iniciativas compensaram 1.043 toneladas de CO2.

No âmbito social, a Brasilseg é uma importante fonte de recursos para projetos e ações sociais que beneficiam a população. Nos últimos sete anos, a empresa patrocinou centenas de projetos nas áreas de educação, cultura, saúde e esporte que beneficiaram mais de 20 milhões de pessoas em todo o Brasil. Em 2019, foram patrocinados 30 projetos em diversas regiões do Brasil, beneficiando mais de 1,6 milhão de pessoas. Ao todo, foram R﹩ 16,6 milhões direcionados por meio de leis de incentivo.

A companhia também direciona investimentos para hospitais de referência no Brasil, patrocina projetos que têm como público-alvo os idosos, além de projetos esportivos voltados para milhares de crianças e adolescentes. Além das ações patrocinadas, os projetos de voluntariado realizados pelos colaboradores da empresa impactaram mais de 5 mil pessoas ao longo do ano.

O relatório completo está disponível no link.