Como os corretores de seguros podem garantir mais vendas online

Como os corretores de seguros podem garantir mais vendas online

Com as atitudes adequadas, os profissionais do setor podem garantir mais vendas online mesmo no cenário atual.

Enquanto corretor de seguros, manter-se informado sobre o atual panorama do mercado é um fator determinante de como corretores de seguro podem garantir mais vendas online.

Por isso, nosso artigo tem como início a exposição de dados a fim de fornecer um breve panorama de como o cenário atual resultou na queda de alguns segmentos e aumento em outros, como o de vida cujo aumento de receita tem relação direta com a pandemia.

De acordo com a síntese mensal divulgada pela SUSEP, a receita total do setor nos meses de janeiro a julho de 2020 foi 3% inferior do que a receita total no mesmo período de 2019.

Segmentos de seguros em queda

As receitas dos segmentos de microsseguros, garantia estendida, transportes e seguro auto foram as que mais apresentaram queda no comparativo entre os meses de janeiro a julho de 2020 e 2019.

A diminuição na receita, possivelmente associada à crise econômica e diminuição de gastos operada pela população, foi de, respectivamente, 24,5%, 21,1%, 7,1% e 5,3%.

Segmentos de seguro em ascensão

O segmento de seguro de vida mostrou crescimento de 10,2% na receita e o de grandes riscos teve a receita aumentada em 47,3%.

Diante de tudo isso, corretores têm se adaptado à nova realidade e investido nas vendas online para manter o mercado ativo. Veja como você pode fazer isso:

Recomendações sobre como corretores de seguro podem garantir mais vendas online

Conheça as 5 recomendações a seguir, com opiniões de especialistas, e coloque-as em prática para melhorar suas chances de fechar negócios.

Entenda seu público-alvo

Compreender quem é seu cliente em potencial irá fornecer a você informações preciosas para definir quais medidas, ações e estratégias são adequadas e apresentam maior chances de persuadir o possível consumidor.

Faça levantamentos a fim de conhecer os traços que diferenciam essa persona, quais são suas demandas, quais são os interesses desse público, etc.

Além de dedicar esforços para conhecer cada vez mais o futuro cliente, atente-se àqueles já presentes em sua carteira. Essa é uma recomendação do Fernando Grossi, do setor comercial e de marketing da Sompo Seguros. Ele indica que os corretores devem fazer a atualização dos dados e avaliação dos clientes que possuem para oferecer aquilo que eles necessitam.

Aprimore seu saber com capacitações

Busque formas de dominar a realidade do mercado no qual você está inserido, assim como conhecer plenamente o serviço, produtos e a seguradora aos quais você está relacionado.

Atente-se às tendências e atualizações. Por exemplo, se você é um corretor de seguro auto, deve saber sobre seguros que tem ganhado destaque, como o seguro pay per use, que oferece uma opção a mais para o segurado personalizar o seguro e pagar menos.

Cursos, treinamentos e capacitações em geral irão aprimorá-lo enquanto profissional e, por isso, essa é uma das formas de como corretores de seguro podem garantir mais vendas online.

Sirva-se dos recursos tecnológicos disponíveis

Grossi ressalta a importância que os corretores façam uso dos recursos tecnológicos para aprimorar a qualidade do trabalho desempenhado e do atendimento aos clientes remotamente.

Portanto, para alavancar as vendas explore ferramentas como softwares para facilitar a gestão dos seus dados e outros programas que impulsionam sua produtividade no home office ou escritório.

Estabeleça formas de garantir a rapidez na resposta às dúvidas do cliente como um canal de comunicação por aplicativo de troca de mensagens, páginas profissionais nas redes sociais, chatbot, entre outras.

Esse ponto mostra-se particularmente relevante, pois, como aponta Rivaldo Leite, membro do setor comercial e de marketing da Porto Seguro, os consumidores atuais requerem que os corretores estejam disponíveis para sanar dúvidas e explicar diversas questões sobre os produtos vendidos.

A fala de Leite indica que responder e auxiliar o cliente irá consolidar sua relação com ele e aumentar o seu número de vendas. Logo, foque na excelência no atendimento.

Aproveite segmentos em ascensão

Conhecer e aprimorar as formas de atender o público-alvo dos segmentos em crescimento é uma forma como os corretores de seguro podem garantir mais vendas online.

Setores como os que apontamos no início do texto oferecem muitas oportunidades, mas para aproveitá-las é preciso se dedicar em entender as demandas da área em questão.

Adeque-se cada vez mais ao ambiente virtual

Como se tornou evidente com o contexto pandêmico mundial, o atendimento e as vendas pelo ambiente digital são uma realidade a qual os corretores precisam se adaptar.

Segundo Marcos Machini, do setor comercial da Liberty Seguros, os corretores que não acompanharem esses avanços ficarão em desvantagem.
Essa tendência tende a prevalecer, por isso, para aumentar as vendas ainda esse ano, informe-se sobre como perfis profissionais das redes sociais, blogs, ferramentas de anúncios, entre outras estratégias do marketing digital podem auxiliar sua prática.

Compartilhe nossas recomendações sobre como corretores de seguro podem garantir mais vendas online para seus colegas de profissão.

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros