Há 28 anos no mercado, desde 2017 a companhia participa da avaliação e, desta vez, foi eleita a primeira do ranking
A Icatu Seguros é a melhor empresa no segmento de Seguros, segundo anuário da Revista Época. O ranking Época 360° avalia as principais empresas do país em seis dimensões: Desempenho Financeiro, Pessoas, Sustentabilidade, Governança Corporativa, Inovação e Visão de Futuro. Há 28 anos no mercado, desde 2017 a companhia participa da avaliação e, desta vez, foi eleita a primeira do ranking.
Para o presidente da companhia, Luciano Snel, o resultado é fruto de ações e iniciativas lançadas nos últimos anos em colaboração com todo o time e alinhado ao propósito da Icatu de contribuir para que pessoas e famílias estejam protegidas e assistidas em todas as fases de suas vidas.
“Trabalhamos para democratizar o acesso das pessoas à educação financeira e planejamento do futuro, desmistificando produtos de proteção e previdência e criando soluções que sejam flexíveis e customizadas aos diferentes perfis”, diz Snel. “O ano passado foi marcado pelo fortalecimento de parcerias estratégicas, investimento em inovação, renovação do portfólio de produtos de seguro de vida e ainda mais aproximação com os clientes, parceiros e corretores. Estamos muito felizes e honrados por esta premiação inédita, fruto do trabalho de todos os nossos 1.900 colaboradores”.
Líder entre as seguradoras independentes, a empresa foi pioneira em oferecer uma plataforma aberta e se transformou em um marketplace de Previdência, com mais de 300 fundos de 90 dos melhores gestores do país. Além disso, tem um portfólio completo de soluções para seguro de Vida, inclusive para clientes corporativos e PMEs.
No aspecto de governança, a Icatu tem uma estrutura organizacional que consolida as melhores práticas contábeis, financeiras, atuariais e regulatórias para uma administração transparente e eficiente. A seguradora também conta com dispositivos formais para verificação do cumprimento do código de conduta e um programa formal de compliance. Seu Conselho de Administração possui comitês de Risco, Auditoria e Recursos Humanos.
A companhia também foi bem avaliada na categoria sobre Pessoas, um assunto de extrema relevância para a Icatu. A empresa adota políticas de crescimento e valorização dos times, de forma que o colaborador se sinta parte fundamental do crescimento da companhia.
Contemplada também como uma das melhores empresas para se trabalhar no Rio de Janeiro, a Icatu adota estratégias de retenção de talentos, desenvolvimento de lideranças, gestão de desempenho e meritocracia. Treinamentos são realizados para atualizar e capacitar continuamente os colaboradores e parceiros, bem como a empresa dispõe de um canal aberto para diálogo, denúncias e reclamações confidenciais.
Outro tópico de avaliação do anuário Época 360° foi a sustentabilidade. Em 2019, a empresa criou um comitê de sustentabilidade composto por colaboradores de diferentes níveis hierárquicos e áreas de atuação para discutir o tema rotineiramente e traçar um compromisso público com iniciativas ambientais, sociais e de governança. Associada ao Instituto Ethos, a companhia busca promover a construção de uma sociedade mais justa e sustentável por meio da gestão de seus negócios.
Fundamental para o avanço de qualquer empresa, a inovação também foi um dos destaques que a Icatu obteve na Época 360º. No último ano, a seguradora investiu mais de R$ 110 milhões em iniciativas ligadas à inovação e tecnologia. A companhia lançou um novo site institucional e a nova Área do Cliente com autoatendimento e um ambiente ainda mais moderno e intuitivo. Um dos diferenciais da Icatu é o portal de APIs, plataforma aberta ao acesso de desenvolvedores, referência no mercado e utilizada por inúmeros parceiros entre corretoras digitais e fintechs. A seguradora também conta com um Laboratório de Inovação, o Icatu Labs, que utiliza o modelo mental do design para criar produtos e soluções customizadas, de acordo com as necessidades das pessoas e parceiros.
Em 2019, a empresa registrou um aumento de quase 50% no seu faturamento, fruto do aumento de presença no mercado e avanço da capilaridade nacional. Com mais de 6,5 milhões de clientes, a companhia planeja fortalecer ainda mais a busca por novos negócios e parceiros de longo prazo, que complementem a Icatu na cadeia de serviços, acompanhando a jornada do cliente e melhorando sua experiência na companhia.