Projeto da ANS ganha prêmio FGV de Melhores Práticas em Regulação

Boletim Covid-19 – Saúde Suplementar foi criado para dar transparência à sociedade sobre o monitoramento do setor durante a pandemia

A iniciativa de servidores de diferentes unidades da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para levantar dados sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus no setor de planos de saúde e dar transparência sobre esse cenário a toda a sociedade resultou em um projeto vencedor: o Boletim Covid-19 – Saúde Suplementar. Produto da estratégia da ANS para monitoramento do setor durante a crise sanitária, o boletim foi o grande vencedor do “Prêmio FGV Direito Rio – Melhores Práticas em Regulação”, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa em Direito e Economia (CPDE) da FGV Direito Rio.

A iniciativa foi apresentada por meio do projeto “Poder de informação e de transparência em cenários de incerteza: estratégia de ação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para enfretamento da pandemia de Covid-19”, elaborado a várias mãos por servidores de diferentes áreas da reguladora. O resultado da edição de 2020 do Prêmio foi anunciado nessa quinta-feira (08/10), pela FGV. O artigo referente ao projeto está em fase de avaliação e ajustes com previsão de em breve ser publicado pela Revista de Direito Administrativo (RDA).

De acordo com o diretor substituto de Desenvolvimento Setorial, Cesar Serra, a ideia nasceu de conversas entre servidores sobre a importância de identificar os impactos da Covid-19 no setor de planos de saúde de maneira ágil, tanto para subsidiar decisões da ANS, quanto para informar esse cenário à sociedade: “O boletim foi fundamental na construção das soluções e orientação das decisões da Agência durante a crise. Posso destacar, pelo menos, quatro aspectos positivos: mensurar os efeitos da pandemia, integrar diferentes diretorias no enfrentamento da crise, ajudar no planejamento das ações e evitar ações equivocadas que poderiam ser danosas para o setor de saúde suplementar”, destacou Serra, um dos idealizadores do projeto.

O diretor-presidente da ANS, Rogério Scarabel, acredita que a estratégia poderá contribuir para novas iniciativas. “No futuro o projeto, que teve como pilares a integração entre as diretorias e uma governança compartilhada, pode servir de inspiração não somente para situações de crises, mas também para projetos transversais importantes para a ANS e demais agências”, frisou.

A premiação tem como objetivo reconhecer e dar destaque às melhores práticas de regulação adotadas por agências reguladoras no Brasil, contemplando iniciativas inovadoras em matérias como transparência, governança, participação, gestão e proteção aos direitos dos consumidores ou usuários. A iniciativa consiste em garantir contribuições capazes de gerar avanços do Direito da Regulação no Brasil e incentivar a busca por caminhos inovadores e eficientes no âmbito da regulação.