Série de podcasts produzidos pela SulAmérica debatem saúde emocional

Série de podcasts produzidos pela SulAmérica debatem saúde emocional

Disponíveis no Spotify, episódios são conduzidos por Marcela Ceribelli e tratam de depressão, ansiedade e isolamento

Cuidar da saúde emocional subiu alguns degraus entre as prioridades das pessoas durante a pandemia. O assunto, muitas vezes visto como tabu e adiado em busca de tratamento, ficou evidente sobretudo durante o isolamento social. Para fomentar o movimento de quebra deste paradigma, a SulAmérica preparou uma série de seis podcasts, disponíveis no Spotify e conduzidos pela jornalista e podcaster Marcela Ceribelli, que entrevista profissionais especializados nos cuidados com a mente. Três já estão no ar: E a saúde emocional, como vai?; Pare e respire – um papo sobre ansiedade; e Depressão – um perigo silencioso .

“Queremos colaborar para a desmistificação desse tema. Muitas pessoas sofrem caladas por causa da falta de informação e do preconceito. Hoje vemos mais pessoas em busca de acolhimento para lidar com questões que muitas vezes foram adiadas. A pandemia trouxe essa reflexão e acelerou a mudança de hábito, mas ainda há muito a se fazer”, diz Tereza Veloso, diretora técnica Médica e Rede Credenciada da SulAmérica.

Os podcasts fazem parte do programa Única Mente da SulAmérica, que é focado em prevenção, diagnose, tratamento e reabilitação de beneficiários com depressão, ansiedade, transtorno de pânico, burnout e estresse pós-traumático. O propósito é garantir a individualização das medidas terapêuticas, de acordo com as necessidades de cada caso, viabilizando o acesso e a qualidade do tratamento, assim como o acompanhamento da sua execução em todas as fases.

Um levantamento recente da SulAmérica mostra que a procura pelo Única Mente aumentou 28% de abril a junho, em comparação aos meses de janeiro, fevereiro e março. Ansiedade e depressão são as patologias mais frequentes entre os beneficiários acompanhados. A pesquisa também aponta que os meses de maio, junho e julho foram os que apresentaram maior número de consultas dentro do programa: houve um aumento de 48% nos atendimentos de psiquiatria e psicologia em relação aos meses de fevereiro, março e abril.

A seguir, conheça mais detalhes dos três primeiros episódios. Todos têm cerca de 30 minutos de duração. Para acessá-los, clique aqui .

E a saúde emocional, como vai?

Psicólogo ou psiquiatra? Qual é o papel de cada um? Esse podcast fala do preconceito e da resistência em procurar ajuda profissional e da importância de se fazer isso na hora certa. Marcela Ceribelli recebe o psiquiatra Eduardo Tancredi e o psicólogo Francisco Costa, que exploram os temas.

Pare e respire – um papo sobre ansiedade

A vida moderna acelerou as rotinas e despertou a ansiedade em milhões de pessoas pelo mundo. Antecipar situações, problemas, desenhar cenários catastróficos na mente e viver dentro deles. Quem nunca, não é? Dessa vez, os especialistas, mediados por Marcela Ceribelli, falam sobre os níveis do Transtorno de Ansiedade, as fobias e o pânico e seus tratamentos.

Depressão – um perigo silencioso

A depressão é uma das doenças mais incapacitantes do mundo, segundo a OMS. Um dos mais sérios e recorrentes transtornos da vida moderna é também um dos que mais levanta tabus. O objetivo desse episódio é derrubar essas barreiras e alertar sobre a doença, muitas vezes tão difícil de detectar e confundida com tristeza, falando sobre quando pedir ajuda, auxiliar e cuidar da depressão.