Inscrições para 4ª edição dos Prêmios Fundación Mapfre vão até 30/11

Inscrições para 4ª edição dos Prêmios Fundación Mapfre vão até 30/11

Iniciativa global vai reconhecer projetos inovadores e de grande impacto social

Estão abertas as inscrições para mais uma edição dos Prêmios Fundación Mapfre à Inovação Social. A iniciativa vai reconhecer projetos transformadores em três categorias: “Melhora da Saúde e Tecnologia Digital (e-Health)”, “Prevenção e Mobilidade Segura e Sustentável” e “Economia do Envelhecimento: Ageingnomics”. O objetivo é impulsionar o crescimento de projetos que, por suas características, melhorem aspectos concretos do mundo no qual vivemos.

Uma das novidades deste ano é a inclusão da categoria que aborda a longevidade. “Em uma sociedade na qual a expectativa de vida vem aumentando, é essencial apoiar projetos que visam o envelhecimento ativo e saudável”, afirma Fátima Lima, representante da Fundación Mapfre no Brasil.

Podem participar empreendedores, cientistas, pesquisadores, entre outros, que cumpram com os requisitos do prêmio e que tenham propostas com alta capacidade de transformação social. Os interessados devem cadastrar seus projetos por meio do formulário disponível no site da premiação Fundación Mapfre, até 30 de novembro.

Os prêmios envolvem três grandes regiões: Brasil, demais países da América Latina e Europa. Na primeira fase, serão classificados nove projetos em cada uma das regiões, no total de três para cada categoria. As semifinais regionais, que acontecem em março, vão eleger os três projetos (um por categoria) que representarão cada região na final, prevista para maio de 2021.

A partir das semifinais, os candidatos terão a oportunidade de fazer parte de um plano de relações públicas para conseguir maior visibilidade junto a potenciais investidores, além de passar a contar com apoio, orientação e ajuda para apresentar e desenvolver suas propostas da forma mais eficiente possível, por meio de mentoring. Já os concorrentes que chegarem à grande final terão acompanhamento de coaching antes da etapa decisiva e o vencedor de cada categoria receberá 30 mil euros.

Os semifinalistas e finalistas também integrarão a Red Innova, uma comunidade privada de inovadores sociais criada pela Fundación Mapfre.

A seguir detalhamento das categorias:

• Melhora da saúde e tecnologia digital (e-health): inclui projetos capazes de promover a cultura da saúde, que inovem na pesquisa, prevenção, tratamento ou cuidados dos problemas de saúde ou que ajudem a melhorar a prevenção, diagnóstico e tratamento da Covid-19, entre outros;

• Prevenção e mobilidade segura e sustentável: focada em soluções para melhorar a segurança no transporte dos grupos mais vulneráveis (como idosos e ciclistas), que promovam sustentabilidade ambiental ligada à cidade (smartcity) por meio da mobilidade, que conectem o veículo com a segurança pública de uma forma inovadora e que promovam serviços ou produtos que reduzam o risco de lesão não intencionada;

• Economia do envelhecimento – Ageingnomics: envolve iniciativas para a faixa etária entre 55 e 75 anos, nos âmbitos descritos no fenômeno conhecido como Ageingnomics. Estão incluídas oportunidades em setores como saúde, lazer, mobilidade, educação, finanças, seguros, tecnologia e economia da terceira idade, entre outros.

Mais informações e o formulário de inscrições estão disponíveis no site da Fundación Mapfre no Brasil.