Webinar da Susep debate gestão do risco de liquidez das supervisionadas

Webinar da Susep debate gestão do risco de liquidez das supervisionadas

Evento ocorrerá no dia 10 de novembro às 11h, e visa debater as propostas de resolução e de circular em consulta pública

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) promoverá um webinar sobre as propostas de resolução e de circular em consulta pública, que estabelecem nova abordagem para gestão do risco de liquidez das entidades supervisionadas e regulamentam a apuração do requisito de qualidade do patrimônio de solvência que garante o capital mínimo requerido para funcionamento. O evento será realizado no dia 10 de novembro, às 11h.

Atualmente, toda supervisionada deve possuir um montante fixo de ativos extremamente líquidos adicional à necessidade de cobertura das provisões técnicas correspondente a 20% do seu capital de risco. O valor total desse montante, denominado buffer de liquidez, era de cerca de R$ 6,5 bilhões em junho de 2020.

Alinhada às melhores práticas internacionais, a proposta estabelece que a definição desses ativos líquidos esteja relacionada à estrutura de gestão do risco de liquidez em condições normais ou de estresse, incluindo medidas para contornar possíveis dificuldades.

Adicionalmente, visando à manutenção da solvabilidade dos mercados e a convergência com a regulamentação internacional, em particular com a estrutura regulatória Europeia (Diretiva Solvência II), a proposta prevê a fixação de regras para apuração do requisito de qualidade do patrimônio de solvência (patrimônio líquido ajustado – PLA) para a devida cobertura do capital mínimo requerido. Assim, são definidos três níveis de PLA, com base nas características de disponibilidade e de subordinação de seus elementos na absorção de perdas.

As propostas estão em consulta pública até o dia 23 de novembro.

Participarão do webinar o Diretor Vinicius Brandi e o Coordenador-Geral de Regulação Prudencial, César Neves, e o Coordenador de Regulação Contábil e Provisões Técnicas, Gabriel Caldas.

As inscrições para o evento são limitadas e devem ser realizadas por meio deste link.