Entenda como aplicar o marketing de relacionamento em 4 passos simples!
O marketing de relacionamento é uma estratégia que vem conquistando cada vez mais espaço no mundo dos negócios.
Afinal, trata-se de uma ferramenta que visa atrair e fidelizar clientes, com o intuito de torná-los grandes disseminadores das marcas no mercado.
Com isso, podemos afirmar, com segurança, que o relacionamento com o cliente é a base para as empresas conquistarem bons resultados, crescerem de forma sustentável e construírem uma marca forte e positiva no cenário mercadológico.
Além disso, vale ressaltar que o mercado está cada vez mais competitivo, o que exige que as empresas entreguem além de produtos e serviços de qualidade. Isso vale para comércios, indústrias de SPDA para raio, restaurantes, e muito mais.
É preciso, mais do que oferecer bons materiais, mas encontrar maneiras de fidelizar e encantar clientes.
Pensando na importância do marketing de relacionamento para as empresas, preparamos este post. Nele, você, empreendedor, verá 4 passos simples de aplicar essa ferramenta e construir uma boa relação com o seu público. Continue lendo e confira!
Interaja nas redes sociais
O primeiro passo para aplicar uma boa estratégia de relacionamento é interagir nas redes sociais.
Afinal, certamente os seus clientes e potenciais clientes são usuários ativos dessas plataformas.
Por exemplo: se você atua com tratamento de água industrial, entre outros, compartilhe conteúdos informativos sobre seus serviço, responda comentários e ofereça um atendimento personalizado. Busque criar uma comunicação clara e direta com os usuários, a fim de contribuir com suas experiências de navegação.
Você pode, por exemplo, usar o Linkedin para entregar conteúdos de mais qualidade, como um artigo instrutivo. Já o Instagram, utilize para compartilhar o dia a dia da marca. Essas são ótimas alternativas de gerar empatia e conquistar a confiança do público.
Não esqueça de datas importantes
Outro passo essencial para aplicar o marketing de relacionamento é lembrar de datas importantes. Ou seja, é preciso que sua equipe envie mensagens em aniversários, feriados, momentos especiais, entre outras opções.
É possível, por exemplo, enviar um e-mail de aniversário simpático, cumprimentando o cliente (e até mesmo oferecendo um desconto).
Com isso, você acaba mostrando que a marca se preocupa com as diversas situações presentes na vida do público.
Ofereça um atendimento personalizado
Mais uma dica importante para aplicar o marketing de relacionamento: oferecer um atendimento personalizado ao público. Isto é: conhecer as principais necessidades dele e trabalhar a partir dessas características.
Para te auxiliar nesse processo, você pode contar com o auxílio de chatbots, visto que são capazes oferecer agilidade ao atendimento e solucionar um problema em questões de segundos.
Crie um programa de fidelidade
Por fim, vale ressaltar ainda que uma das melhores formas de criar um relacionamento duradouro com o público é por meio de um programa de fidelidade. No entanto, é preciso ter um bom planejamento e acompanhar o desenvolvimento do processo.
Se você atua com modernização de elevadores e deseja criar um programa de fidelidade, por exemplo, defina a premiação, as regras de participação e funcionamento, os requisitos para participar, pontuar e avançar (caso haja etapas), o sistema que fará o acompanhamento, entre outras medidas importantes.
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Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.