Como contornar o cenário e fazer uma boa gestão de crise

Como contornar o cenário e fazer uma boa gestão de crise

Venha descobrir como é possível fazer uma gestão de crise assertiva em 4 passos

Depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto da Covid-19 como uma pandemia, a grande parte das empresas se viu em um momento de total recessão econômica, tendo que agir rapidamente para contornar o fantasma da crise.

Diante dessa situação emblemática, seguir algumas dicas para aplicar uma boa gestão de crise pode fazer toda a diferença.

Afinal, só assim é possível manter o bom funcionamento das marcas, o time de funcionários completo e a lucratividade da empresa.

O fato é que todas as companhias estão sujeitas a enfrentar uma crise, seja ela gerada por um fator externo, assim como a pandemia do novo coronavírus, ou por um ruído e conflitos internos, como acidentes de trabalho e fraudes nos departamentos financeiros.

Independente da motivação, é fundamental encontrar maneiras para contornar a crise e manter a sobrevivência das empresas.

Para isso, preparamos 4 dicas simples para fazer uma boa gestão de crise e superar esse momento. Continue lendo e confira!

Padronize as informações com o time

O primeiro passo para fazer uma boa gestão de crise é padronizar as informações com a equipe. Afinal, eles são os principais disseminadores da marca.

Por isso, devem estar por dentro das medidas a serem tomadas e do contexto em que a empresa está inserida.

Dessa forma, é preciso que todos os colaboradores estejam munidos sobre qual discurso utilizar entre as equipes, clientes e até mesmo fornecedores de filtro de ar, a fim de evitar achismos e eliminar possíveis ruídos na comunicação.

Crie um manual de crise

Outro ponto muito importante para fazer uma boa gestão de crise é justamente criar um manual de crise.

Após alinhar as informações com a equipe e contar com um comitê especializado, é necessário avaliar como a empresa deve agir diante da situação.

Sendo assim, se você atua com porca gaiola, entre outros, liste em um arquivo ou documento, quais são os pontos fortes e fracos da organização, bem como as formas de agir diante das mais diversas situações.

Nesse momento, o ideal é definir responsáveis para lidar com a crise, além dos profissionais que fazem parte do comitê, entre outros.

Mantenha a comunicação com o público

Lembre-se que seus clientes são a peça chave para o bom funcionamento do seu negócio. Por isso, não deixe de comunicá-los sobre as medidas a serem tomadas, o que a empresa está fazendo para superar o momento e como eles podem auxiliar.

Contudo, é fundamental transmitir segurança e confiança aos clientes, a fim de eliminar qualquer receio futuro.

Por isso, se sua empresa trabalha com descarte de eletrônicos, por exemplo, continue investindo na comunicação clara e direta com o público. Isso pode ser feito por meio das redes sociais, campanhas diversas, e-mail ou mesmo telefone.

Tire lições da crise

Por fim, é muito ressaltar a importância de aprender com a crise. Para se ter ideia, antes da pandemia, o Brasil ainda não tinha uma cultura de trabalho em home office. Agora, o trabalho remoto é a principal tendência para os próximos anos.

Além disso, pense nos restaurantes que antes não trabalhavam com entregas, mas tiveram que se adaptar aos deliverys. É muito importante tirar lições da crise, pois tudo isso pode vir a ser diferenciais competitivos no futuro.

Gostou do nosso post sobre como contornar o cenário atual e fazer uma boa gestão de crise? Então, compartilhe com os colegas empreendedores e deixe o seu comentário!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.