Confira o artigo escrito por Andreia Silveira, editora no site SeguroAuto.org.
A Black Friday é uma data já conhecida e esperada para o público brasileiro. A tradicional data de descontos dos Estados Unidos arrasta multidões para as lojas, e já é aplicada no mundo inteiro.
No Brasil, a data divide opiniões, mas muitos consumidores aguardam o mês de novembro para aproveitar descontos e condições exclusivas. Para 2020, a previsão é que, mesmo com a crise econômica resultado da pandemia mundial, o consumidor brasileiro aproveite as compras de forma virtual.
A prática que já existia e era tendência para um futuro próximo, conquistou adeptos “forçados” por conta do isolamento social. As compras on-line mantiveram os negócios funcionando e proporcionaram a experiência de compra sem contato, diminuindo a exposição ao novo coronavírus.
Para a data é esperado que os segmentos mais buscados pelos brasileiros sejam os de eletrônicos, informática e tecnologia. Mas todos os segmentos estão ansiosos e com expectativas positivas, e as seguradoras não ficam fora disso.
Expectativas das seguradoras para a Black Friday 2020
O setor de seguros está preparado e otimista para a Black Friday, enquanto o consumidor está ansioso para contratar os seus serviços, como encontrar opções de seguro auto barato ou com mais benefícios.
As empresas seguradoras já estão antecipando seus clientes das ações de Black Friday, facilitando todo o processo de cotação e contratação dos seguros de forma totalmente digital. Outras empresas estão aumentando os benefícios para as contratações mediante indicação de outros clientes, com clube de vantagens e cashback para os novos clientes.
A Ciclic, empresa de seguros que opera totalmente de forma digital, incentiva seus clientes a se cadastrarem para receberem em primeira mão as novidades e ofertas da Black Friday. Para os clientes que procuram seguro mais barato do que o convencional, é uma boa pedida.
Além disso, a empresa irá presentear alguns clientes que se cadastrarem com cupons extra de desconto, além de oferecer vantagens e condições especiais de pagamento.
A Porto Seguro, empresa tradicional de seguros conhecida há anos pelos brasileiros, preparou um conteúdo exclusivo de ofertas, nos seguros e assistências mais acessíveis, com ainda mais desconto.
Outro chamativo é o seguro de equipamentos portáteis, com cobertura para celulares, notebooks, câmeras fotográficas e outros, com desconto de 10% na adesão. Outros seguros estarão com até 40% de desconto na contratação.
Para chamar mais ainda a atenção dos clientes, muitas empresas estão “prorrogando” a Black Friday, realizando ofertas o mês todo ou até o fim do ano de 2020. Isso gera mais tempo para que o cliente compare serviços e contrate o que atende suas necessidades com melhor custo-benefício.
Os clientes que buscam seguro auto mais barato, por exemplo, podem contar com empresas como a Youse. Além de mais vantagens na contratação, ao indicar um amigo que contrate o plano, ambos ganham vantagens e ofertas exclusivas, como descontos e cashback direto na conta bancária.
Outros seguros, como o seguro viagem, trazem ainda mais descontos e vantagens. Por ser um setor que foi muito afetado com a pandemia mundial do novo coronavírus, os clientes podem contratar um seguro de viagem mais barato, com a flexibilidade e a facilidade de alterar as datas como quiser.
A Affinity Seguro Viagem oferecerá descontos de até 40% em seus serviços para seus clientes, fazendo com que seus descontos também impulsionem as vendas de corretores de viagens parceiros.
Black Friday 2020 brasileira promete ser a melhor até agora
Por conta do impacto que a pandemia causou no turismo mundial, trazer ofertas e vantagens para o cliente que busca esse tipo de compra é imprescindível neste momento. As seguradoras, contudo, estimam que essa Black Friday será mais digital e a melhor até agora.
Essa estimativa não é somente baseada na esperança e expectativa positiva. A pandemia mundial trouxe consigo uma crise econômica, mas que pode trazer resultados positivos.
Por conta do isolamento social, o cliente está cada vez mais acostumado e adepto às compras realizadas de forma virtual, onde ocorre as melhores ofertas da Black Friday. Além disso, a crise econômica fez com que a população alcançasse um consumo mais consciente, com mais consciência e organização financeira melhor, implicando numa pesquisa mais cuidadosa para comprar um produto ou serviço, além de esperar mais para garantir a compra com desconto.
Isso traz uma expectativa de muitas vendas durante o período de ofertas, realizado no final de novembro, em todos os setores da economia. O mercado de seguros também está provando que a Black Friday não é feita somente para a compra de produtos, e sim também para a contratação de serviços tão usados, como o seguro auto e o seguro residencial.