Susep realiza eventos na 7ª Semana Nacional de Educação Financeira

Susep realiza eventos na 7ª Semana Nacional de Educação Financeira

Webinars acontecerão nos dias 25 e 27 de novembro. O tema deste ano é “Resiliência financeira: como atravessar a crise”

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) é um dos participantes da Semana Nacional de Educação Financeira – Semana ENEF – que está chegando à sua sétima edição e acontecerá entre os dias 23 e 29 de novembro. O tema deste ano é “Resiliência financeira: como atravessar a crise” e o objetivo é reunir ações educacionais gratuitas que disseminem a educação financeira, previdenciária, de seguros e fiscal.

A Semana ENEF foi criada em 2014 e, logo em sua primeira edição, contou com mais de 170 eventos, presenciais e a distância, e cerca de cinco mil participantes. A última edição, realizada em 2019, recebeu mais de 14 mil iniciativas e mais de 70 milhões de pessoas participaram.

Este ano, pela primeira vez, a Semana ENEF será promovida pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeiro (FBEF), que conta com a participação da Susep, e acontecerá predominantemente em ambiente virtual.

Durante o evento, a Susep realizará dois webinars, com o objetivo de destacar a importância dos seguros como ferramenta para minimizar os impactos de situações indesejáveis, sendo capaz de reestabelecer o equilíbrio financeiro de famílias e empresas e destacar o papel da previdência privada, relevante instrumento para o planejamento de vida das pessoas. Os palestrantes também falarão sobre o novo marco regulatório do setor de seguros e sua importância para o desenvolvimento econômico do país.

O primeiro webinar acontecerá no dia 25 de novembro, quarta-feira, às 11h. O tema será “O papel do regulador e do setor de seguros em tempos de crise”. Participarão do painel o diretor da Susep, Rafael Scherre; o presidente da CNseg, Marcio Coriolano; e o Coordenador-Geral de Consultoria Técnica e Sanções Administrativas e Diretor Substituto do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon, Leonardo Albuquerque. A mediação ficará por conta da sócia da área de seguros e resseguros do escritório de advocacia Demarest, Marcia Cicarelli. Os interessados podem se inscrever pelo link.

O segundo seminário promovido pela Susep será realizado no dia 27 de novembro, sexta-feira, também às 11h. O tema será “Como conquistar resiliência e saúde financeiras para enfrentar as adversidades”. O evento contará com palestras da coordenadora do MBA em Gestão Jurídica de Seguros e Resseguros da Escola de Negócios e Seguros, Angélica Carlini; do educador financeiro Gustavo Cerbasi; e da doutora em Psicologia Social, Vera Rita Ferreira. A mediação será feita pela chefe do Departamento de Administração e Finanças da Susep, Adriana Toledo. Para se inscrever no webinar, acesse o link.

Programação

Além dos seminários realizados pela Susep, a 7ª Semana ENEF contará com uma série de outros eventos online, presenciais e mistos. As iniciativas apresentarão palestras e seminários e realizarão cursos e oficinas voltados para adultos, jovens e crianças.

As iniciativas inscritas abordam dicas de educação financeira para adultos e crianças, planejamento pessoal, uso de tecnologias, uso consciente de crédito, cadastro positivo, consumo, finanças condominiais, cultura dos seguros, inovação financeira e educação fiscal. A Semana ENEF contará, ainda, com a doação de livros de Educação Financeira às crianças do Instituto do Câncer.