UISA e CVCIB criam empresa para incubar e acelerar Agrotechs

UISA e CVCIB criam empresa para incubar e acelerar Agrotechs

T4Agro atuará também como investidora de projetos na área, com o objetivo de levar novas tecnologias para o mercado

O Alternative Assets Venture Capital e Private Equity – CVCIB, e sua controlada UISA, empresa do setor sucroenergético que produz bioenergia, etanol e açúcar, anunciaram hoje a criação da T4Agro, um novo modelo de incubação de negócios que conta com o apoio direto de suas companhias investidas, parceiros e investidores. Com seu rico ecossistema, a T4Agro quer oferecer um terreno fértil para que Startups de soluções digitais inovadoras, bem como aquelas com projetos de Biotecnologia, possam testar e validar suas teses e, consequentemente, ir ao mercado.

A T4Agro prevê a incubação de até 12 startups já no primeiro ano de atividade, que serão escolhidas em três processos seletivos a serem lançados nos próximos meses. Com sedes em São Paulo e em Nova Olímpia, no estado do Matogrosso, a T4Agro vai oferecer às Startups escolhidas suporte de profissionais de alto nível, mentoria e acesso às suas instalações para validar suas teses direto na fonte. Além disso, vai oferecer todo apoio para transformar ideias em produtos prontos para serem testados no mercado. Vale ressaltar que os projetos que se destacarem poderão receber aporte da própria T4Agro ou através de membros do seu ecossistema, viabilizando assim o crescimento do negócio.

“A T4Agro não nasce apenas para trazer novas tecnologias que resolvam as ‘dores’ das empresas do ecossistema, mas também para levar para o mercado como um todo soluções inovadoras oriundas de agrotechs. Tanto iniciativas surgidas dentro dos nossos parceiros, quanto as que não têm nenhuma relação com eles podem ser selecionadas”, explica Júlio Mila, CEO da T4Agro.

Entre os segmentos de startups de interesse da T4Agro estão: digitalização do campo e lavoura; inovações biológicas; novas tecnologias na produção e colheita; plataformas para pequeno e médio produtor; agricultura 4.0 e internet das coisas; soluções financeiras para produtores rurais; aperfeiçoamento de processos e aumento de performance agroindustrial; otimização, distribuição e logística para o setor agro e soluções digitais em serviços.

Ecossistema

Além do apoio da UISA e do fundo CVICB, idealizadores da T4Agro, as startups selecionadas poderão contar com o conhecimento, relacionamento e, eventualmente, capital das outras empresas que fazem parte do grupo. Entre elas, estão a Vert, especializada em operações estruturadas do mercado de capitais, com foco em securitização, sendo a maior emissora de CRAs do Brasil; DuAgro, fintech especializada no agronegócio criada pela Vert em sociedade com a XP Investimentos e a Hyperspace, que atua balanceando tecnologia e negócios para a criação de produtos digitais.

“A T4Agro promoverá a devida conexão desse rico ecossistema, oferecendo apoio de alto nível a startups com projetos inovadores, ajudando-as a se tornarem negócios relevantes”, afirma Júlio Mila.