Seguro de garantia estendida é boa opção na Black Friday

Seguro de garantia estendida é boa opção na Black Friday

Para fazer um bom negócio é preciso pesquisar antes de comprar e, também buscar produtos que assegurem a proteção dos bens

Com a gradual retomada do comércio e a proximidade da tão esperada Black Friday, é esperado que as vendas disparem no país. Afinal, quem não gosta de economizar? Mas, para fazer bons negócios, é indispensável pesquisar muito antes de comprar e também buscar garantias que assegurem que os bens adquiridos poderão ser usufruídos por um longo período. Você conhece os benefícios da contratação do seguro de garantia estendida?

Válido por até dois anos, ele inclui eletrodomésticos, eletroportáteis, equipamentos eletrônicos, móveis e celulares. Dentre as principais vantagens deste seguro estão a garantia de reparos por assistência técnica especializada e até mesmo a troca do bem segurado diante do surgimento de defeitos. “É uma opção de seguro que pode ser contratada no ato da compra que resguarda o consumidor contra defeitos que surjam após o vencimento das garantias legal ou contratual, ambas de responsabilidade do fabricante”, explica o presidente da Comissão Especial de Assuntos Jurídicos e Fiscais do Sindicato das Seguradoras de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal (SindSeg MG/GO/MT/DF), Landulfo Ferreira Júnior.

Além do custo do seguro (prêmio) ser, em sua maioria, inferior ao do reparo, não é raro que alguns itens de maior valor – como eletrodomésticos – apresentem defeitos após o prazo determinado pela garantia legal, período em que muitos consumidores ainda estão quitando o item. “O seguro de garantia estendida protege o bolso do consumidor, que não precisará gastar mais caso o item apresente defeitos. No caso, ele deverá apenas avisar à seguradora de que o produto apresentou um defeito e a companhia indicará a assistência técnica especializada para realizar o reparo com segurança e com peças originais”, diz.

Já em casos em que não há possibilidade de reparos, a seguradora efetuará a troca pelo mesmo produto após comprovação técnica. “Em situações em que a reposição não for possível, o item será trocado por um bem similar ou o consumidor será reembolsado, lembrando que o valor será limitado ao que consta na nota fiscal”, complementa.