Em novembro, seguradoras continuaram otimistas indica pesquisa ICSS

Em novembro, seguradoras continuaram otimistas indica pesquisa ICSS

Estudo é realizado mensalmente pela Fenacor

1) Análise

Sabemi

Em novembro, pelo segundo mês seguido, as seguradoras continuaram otimistas, quando comparamos o cenário atual ao daqui a seis meses.

Dois fatores influenciam essas expectativas. Primeiro, a previsão de que a pandemia pode perder muita força nos próximos meses, com o início da vacinação. Segundo, os valores atuais estão baixos, o que favorece a taxa de evolução econômica ao longo do tempo.

A seguir, os últimos indicadores obtidos.

IndicadorJul.20Ago.20Set.20Out.20Nov.20
ICES74,393,599,7107,2117,1
ICER92,0106,487,599,5102,3
ICGC97,3107,3105,7111,1115,8
ICSS87,3102,297,4105,8111,5

2) Expectativas para daqui a 6 meses

A seguir, a distribuição percentual das respostas, com relação a cada um dos setores analisados.

        a) Crescimento da Economia Brasileira

Avaliação (%)SeguradorasCorretorasResseguradoras
Muito Melhor500
Melhor554514
Igual224572
Pior181014
Muito Pior000
Total100100100

        b) Rentabilidade do seu setor

Avaliação (%)SeguradorasCorretorasResseguradoras
Muito Melhor000
Melhor274015
Igual505071
Pior231014
Muito Pior000
Total100100100

        c) Faturamento do seu setor

Avaliação (%)SeguradorasCorretorasResseguradoras
Muito Melhor000
Melhor684014
Igual185086
Pior14100
Muito Pior000
Total100100100

        3) Gráficos Selecionados

        Abaixo, como ilustração, a evolução do ICES e de seus fatores.

        4) Sobre o ICSS

– O ICSS é um indicador mensal que mede a confiança do setor de seguros no Brasil. Esse indicador é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

– Em todos os finais de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor. Ao todo, aproximadamente 100 companhias são entrevistadas em cada oportunidade.

– Embora todas as perguntas sejam de caráter institucional, as respostas das companhias não são divulgadas individualmente.

– No seu cálculo, o indicador leva em conta três aspectos: economia brasileira, faturamento e rentabilidade de cada um dos setores citados.

– A partir dessas informações, e após cálculos estatísticos, é definido esse índice, cujo valor varia de 0 a 200. O número 100, que divide o índice ao meio, sinaliza que a expectativa atual é que a situação permaneça a mesma no futuro. Por outro lado, quanto maior esse valor, mais otimista está o segmento; e vice-versa.

– O ICSS é divulgado em toda primeira semana de cada mês, tomando como referência os dados obtidos em pesquisa realizada na última semana do mês anterior.

– Essa metodologia segue um padrão similar ao existente em Indicadores de Confiança de outros setores econômicos – por exemplo, Índice McKinsey, Índice Fecap (IFECAP), Índice de Confiança do Comércio (ICEC), Índice de Confiança da Indústria (ICI), etc.

 – Para uma discussão teórica do tema acima, acesse aqui

– Com o objetivo de mensurar com precisão a evolução das expectativas, as perguntas usadas no cálculo do ICSS são repetidas mensalmente.

– Em termos econômicos, o ICSS tem três objetivos principais:

* permitir a comparação com outros indicadores similares da economia (macroeconômicos e de setores específicos);

* torna-se uma fonte teórica e acadêmica;

* o próprio segmento avaliado e seus setores relacionados passam a compreender as expectativas atuais e, assim, podem entender melhor esse mercado e fazer com mais acuidade as suas previsões.