Estudo é realizado mensalmente pela Fenacor
1) Análise
Em novembro, pelo segundo mês seguido, as seguradoras continuaram otimistas, quando comparamos o cenário atual ao daqui a seis meses.
Dois fatores influenciam essas expectativas. Primeiro, a previsão de que a pandemia pode perder muita força nos próximos meses, com o início da vacinação. Segundo, os valores atuais estão baixos, o que favorece a taxa de evolução econômica ao longo do tempo.
A seguir, os últimos indicadores obtidos.
Indicador | Jul.20 | Ago.20 | Set.20 | Out.20 | Nov.20 |
ICES | 74,3 | 93,5 | 99,7 | 107,2 | 117,1 |
ICER | 92,0 | 106,4 | 87,5 | 99,5 | 102,3 |
ICGC | 97,3 | 107,3 | 105,7 | 111,1 | 115,8 |
ICSS | 87,3 | 102,2 | 97,4 | 105,8 | 111,5 |
2) Expectativas para daqui a 6 meses
A seguir, a distribuição percentual das respostas, com relação a cada um dos setores analisados.
a) Crescimento da Economia Brasileira
Avaliação (%) | Seguradoras | Corretoras | Resseguradoras |
Muito Melhor | 5 | 0 | 0 |
Melhor | 55 | 45 | 14 |
Igual | 22 | 45 | 72 |
Pior | 18 | 10 | 14 |
Muito Pior | 0 | 0 | 0 |
Total | 100 | 100 | 100 |
b) Rentabilidade do seu setor
Avaliação (%) | Seguradoras | Corretoras | Resseguradoras |
Muito Melhor | 0 | 0 | 0 |
Melhor | 27 | 40 | 15 |
Igual | 50 | 50 | 71 |
Pior | 23 | 10 | 14 |
Muito Pior | 0 | 0 | 0 |
Total | 100 | 100 | 100 |
c) Faturamento do seu setor
Avaliação (%) | Seguradoras | Corretoras | Resseguradoras |
Muito Melhor | 0 | 0 | 0 |
Melhor | 68 | 40 | 14 |
Igual | 18 | 50 | 86 |
Pior | 14 | 10 | 0 |
Muito Pior | 0 | 0 | 0 |
Total | 100 | 100 | 100 |
3) Gráficos Selecionados
Abaixo, como ilustração, a evolução do ICES e de seus fatores.
4) Sobre o ICSS
– O ICSS é um indicador mensal que mede a confiança do setor de seguros no Brasil. Esse indicador é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).
– Em todos os finais de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor. Ao todo, aproximadamente 100 companhias são entrevistadas em cada oportunidade.
– Embora todas as perguntas sejam de caráter institucional, as respostas das companhias não são divulgadas individualmente.
– No seu cálculo, o indicador leva em conta três aspectos: economia brasileira, faturamento e rentabilidade de cada um dos setores citados.
– A partir dessas informações, e após cálculos estatísticos, é definido esse índice, cujo valor varia de 0 a 200. O número 100, que divide o índice ao meio, sinaliza que a expectativa atual é que a situação permaneça a mesma no futuro. Por outro lado, quanto maior esse valor, mais otimista está o segmento; e vice-versa.
– O ICSS é divulgado em toda primeira semana de cada mês, tomando como referência os dados obtidos em pesquisa realizada na última semana do mês anterior.
– Essa metodologia segue um padrão similar ao existente em Indicadores de Confiança de outros setores econômicos – por exemplo, Índice McKinsey, Índice Fecap (IFECAP), Índice de Confiança do Comércio (ICEC), Índice de Confiança da Indústria (ICI), etc.
– Para uma discussão teórica do tema acima, acesse aqui
– Com o objetivo de mensurar com precisão a evolução das expectativas, as perguntas usadas no cálculo do ICSS são repetidas mensalmente.
– Em termos econômicos, o ICSS tem três objetivos principais:
* permitir a comparação com outros indicadores similares da economia (macroeconômicos e de setores específicos);
* torna-se uma fonte teórica e acadêmica;
* o próprio segmento avaliado e seus setores relacionados passam a compreender as expectativas atuais e, assim, podem entender melhor esse mercado e fazer com mais acuidade as suas previsões.