Sabemi disponibiliza planilha de controle de orçamento doméstico

Sabemi disponibiliza planilha de controle de orçamento doméstico

Ação é parte do projeto Tim Tim por Dim Dim – Consultoria Financeira da Sabemi, frente de iniciativas de educação financeira

A conscientização sobre as finanças pessoais vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, mas ainda é um assunto pouco debatido entre a população em geral. Para dar mais visibilidade a esse tema, a Sabemi, uma das principais seguradoras do país, promove uma série de ações que buscam mostrar, na prática, como as pessoas podem reorganizar suas movimentações financeiras. Nesta semana, a companhia lançou a Planilha de Controle de Orçamento Doméstico, que busca auxiliar o usuário a administrar de forma segura o fluxo das suas movimentações financeiras.

A planilha é dividida em 13 categorias: renda familiar, habitação, alimentação, saúde, despesas financeiras, automóvel, deslocamento, despesas pessoais, lazer, investimentos, dependentes, despesas com pets e cartão de crédito – esta última, indicada apenas se o valor da fatura for inferior a 5% do total de gastos. Cada categoria pode ser personalizada de acordo com a realidade das pessoas. A vantagem é que a ferramenta possibilita ao usuário identificar quais tipos de despesa consomem mais a sua receita, além de dar visibilidade da entrada e saída de dinheiro mês a mês.

A ferramenta é uma das ações do projeto Tim Tim por Dim Dim – Consultoria Financeira Sabemi, frente de iniciativas da companhia dedicada à educação financeira. Além da planilha, a companhia também oferece desde junho aconselhamentos gratuitos de finanças pessoais por meio das redes sociais.

De acordo com o Diretor Executivo Financeiro da Sabemi, Alexandre Girardi, o projeto busca mostrar às pessoas que elas podem – e devem – se empoderar do seu dinheiro. “Organização financeira é um tema pouco discutido no Brasil, mas é de extrema importância para a garantia de uma vida tranquila e segura. Como uma empresa que atua no mercado financeiro, nós, da Sabemi, acreditamos que temos um papel fundamental na conscientização da educação financeira da população”, afirma Girardi.