Icatu reúne gestores de fundos de previdência para discutir o cenário

Icatu reúne gestores de fundos de previdência para discutir o cenário

Evento tradicional dos mercados financeiro e segurador promovido pela seguradora, reuniu as principais lideranças e estrategistas do mercado

O Encontro com Gestores, evento tradicional dos mercados financeiro e segurador promovido pela Icatu Seguros, reuniu as principais lideranças e estrategistas de fundos previdenciários para uma análise do ano de 2020 e perspectivas para 2021. O encontro contou com quatro painéis com temas diversos, como renda fixa, multimercado, renda variável e previdência.

Em formato virtual, o evento contou com a abertura do presidente da seguradora, Luciano Snel, e foi mediado por Luis Artur Nogueira, jornalista especializado na cobertura econômica. Esta foi uma oportunidade de o público se conscientizar da importância do planejamento financeiro, entender e sanar dúvidas sobre perfis e novas e diversificadas formas de investimentos, sobretudo de longo prazo.

Participaram do fórum os executivos Rodrigo Dias, da Butiá Investimentos; Marcos Iório, da Integral Investimentos; Ulisses Nehmi, da Sparta Fundos de Investimento; Sergio Zanini, da Galapagos Capital; Felipe Guerra, da Legacy Capital; André Simões, da Vinci Partners; Roberto Lira, da Icatu Vanguarda; Daniel Reichstul, da Indie Capital; Murilo Arruda, da Tork Capital, além de Henrique Diniz e Talita Raupp, diretor e gerente de Produtos de Previdência da Icatu, respectivamente.

Para o presidente da Icatu Seguros, Luciano Snel, neste momento de desafios para a economia e juros baixos, o brasileiro tornou-se mais reflexivo e preocupado com o futuro. “A pandemia serviu como um gatilho emocional proporcionando mais conscientização e o entendimento sobre a importância de poupar e investir no longo prazo,” destacou.

Segundo ele, por ser um marketplace de Previdência e contar com a maior diversidade de fundos da indústria do seguro, a empresa tem como missão a democratização do acesso à educação financeira e ao planejamento do futuro, por meio do ambiente digital, apresentando produtos customizados para diferentes perfis de investidores. “Buscamos estar cada vez mais próximos das pessoas para entendermos as suas necessidades, oferecendo as soluções ideais para proteção financeira de longo prazo”, lembrou Snel.

Formas diversificadas de investimentos

Em resumo geral, os gestores apontaram o momento de recuperação econômica, com melhor resultado da bolsa de valores, inclusive com oportunidades de investimentos em empresas tidas como mais baratas e que vêm se transformando e crescendo com projetos globais.

No painel sobre renda fixa, os especialistas explicaram que a alta da inflação para 2021 deve ter efeito também sobre a Selic, que não deve manter o patamar de 2020. A taxa de câmbio também merece atenção, segundo eles. Citaram países desenvolvidos que, mesmo em cenário de juros baixos, têm a renda fixa e o CDI como ativos em alta e reforçaram a importância de compor uma estratégia diversificada, de acordo com a necessidade de liquidez do investidor.

Em relação à renda variável, os especialistas destacaram a importância de construir uma cesta de ativos. Crédito privado desponta como uma boa opção. A recomendação é ficar atento também às empresas que apresentam resultados mais consistentes em comparação com aquelas que dependem mais de uma recuperação econômica futura.

No painel que tratou de fundos multimercado, foram debatidos métodos de superação da atual crise e seu impacto no mundo. Os convidados trataram alguns pontos de influência no mercado, com atenção para os resultados dos blocos econômicos globais. Sobre o Brasil, os convidados acreditam que o pior já passou, mas apontam a necessidade de foco nos ajustes fiscais e acompanhamento dos avanços das políticas sociais.

Sobre Previdência, o consenso é que o consumidor está mais atento para a necessidade de acumular capital para a aposentadoria. Isso passa pela educação financeira, um dos pilares do trabalho que a Icatu desenvolve. O investidor está mais conectado às estratégias de investimento, às gestoras de fundos e às formas de contratação de produtos. O objetivo é garantir saúde financeira pessoal e para a família.