C6 Bank lança fundos imobiliários e de previdência

C6 Bank lança fundos imobiliários e de previdência

Novas opções ampliam a oferta da plataforma de investimentos do banco, que já contava com fundos diversos, CDBs, ações, ETFs e BDRs

A plataforma de investimentos do C6 Bank acaba de lançar fundos imobiliários e de previdência, diversificando uma prateleira que já contava com 185 fundos de investimento, além de ações, CDBs (certificados de depósitos bancários), ETFs (fundos negociados em bolsa, como as ações) e BDRs (certificados que representam papéis de empresas estrangeiras, mas que são negociados na bolsa brasileira).

Todos os mais de 300 fundos imobiliários negociados na B3 atualmente vão estar disponíveis na plataforma do banco. Essa é uma das modalidades de investimento que mais se popularizaram nos últimos tempos no Brasil, principalmente entre os investidores mais conservadores, que passaram a buscar uma diversificação maior na carteira em um ambiente de juros baixos.

Quatro fatores ajudam a explicar o sucesso desses fundos. O primeiro é a liquidez, muito superior à de um ativo real, pois são negociados em bolsa. Também são uma forma barata de investir em imóveis sem ter de adquirir um. A partir de 100 reais já é possível comprar uma cota de um fundo desse tipo. Para completar, o C6 não cobra custódia nem taxa de corretagem para fundos imobiliários. Por último, são isentos de imposto de renda e rendem dividendos recorrentes.

Segundo Romildo Valente, head da área de investimentos do C6 Bank, os fundos que têm estratégia de geração de renda – os mais comuns do mercado – são obrigados a transferir para os cotistas pelo menos 95% dos ganhos com os aluguéis. “Você compra uma cota e o dinheiro vai pingando todo mês, proporcionalmente à sua fatia. Essa vantagem tem atraído os investidores conservadores, que tinham boa parte do patrimônio aplicado em imóveis”, explica Valente.

Previdência a partir de 100 reais – Outra grande novidade na plataforma do C6 Bank são os fundos de previdência. O banco fechou uma parceria com a Icatu, líder desse segmento, para oferecer 24 fundos, todos com opção VGBL e PGBL. A principal diferença entre um e outro é a tributação. Enquanto no VGBL o Imposto de Renda (IR) incide apenas sobre os rendimentos, no PGBL o imposto incide sobre o valor total a ser resgatado ou recebido em forma de renda. É indicado para quem declara o IR pelo formulário completo. O outro é para quem faz a declaração simples.

Um dos atrativos dos fundos do C6 é o valor mínimo para investimento, de apenas R$ 100. “Construímos uma solução sob medida para o nosso cliente. Simplificamos os fluxos, tornando a contratação mais simples e transparente. Previdência costuma ser um investimento mais complexo”, diz Valente.