Susep divulga síntese mensal com dados do setor em novembro

Susep divulga síntese mensal com dados do setor em novembro

Informações foram obtidas a partir dos dados encaminhados pelas companhias supervisionadas

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgou hoje a Síntese Mensal dos principais dados relativos ao desempenho do setor de seguros até novembro de 2020. As informações foram obtidas a partir dos dados encaminhados pelas companhias supervisionadas. O documento é atualizado de acordo com o envio pelas empresas, podendo haver ajustes em função de recargas do Formulário de Informações Periódicas (FIP). Na edição de novembro de 2020, os principais destaques foram:

1) O setor supervisionado manteve o ritmo de recuperação, com queda de 1% no acumulado até novembro, em relação aos mesmos períodos de 2019.

2) O setor de danos apresentou crescimento nominal de 3% no acumulado de 2020, quando comparado ao mesmo período de 2019, o que confirma uma tendência de crescimento no segmento. Desconsideradas as receitas de seguro auto, a alta é de 8,3% em relação ao acumulado de 2019, o que representa um aumento real de 5%.

3) Nos seguros de pessoas, desconsideradas as receitas com VGBL, a alta é de 4,5% no comparativo do acumulado com 2019. Vida e prestamista seguem como destaques nos seguros de pessoas, com alta de respectivamente 11% e 7,3% até novembro desse ano.

4) Após 3 meses de queda, as contribuições do VGBL voltaram a subir, com variação de 13,8% em relação a outubro. No acumulado do ano, no entanto, as contribuições ainda estão 5,1% abaixo do acumulado de 2019. O PGBL também apresentou crescimento em relação a outubro (11,9%).

No acumulado do ano, o PGBL está 0,4% acima do mesmo período de 2019.

5) Seguros contra riscos cibernéticos e ambientais tiveram expressiva alta no acumulado até novembro, com respectivamente 83,4% e 43,6%mais que o mesmo período de 2019.

Acesse a Síntese Mensal de novembro aqui.