Europ Assistance moderniza modelos de desenvolvimento, TI e inovação

Europ Assistance moderniza modelos de desenvolvimento, TI e inovação

Com o apoio da Solutis e equipe em trabalho remoto, empresa acelera em mais de 20% a estimativa de entrega de projetos

Sabemi

A francesa Europ Assistance é uma multinacional líder em soluções de serviços e assistências, presente em mais de 200 países que, no Brasil, atua nas áreas de automóveis, viagens, saúde, mercado residencial e concierge. Há algum tempo, a empresa iniciou uma jornada de transformação digital para oferecer melhor experiência ao usuário, aumentar a eficiência de seus negócios e ampliar os canais de atendimento ao cliente.

Até o segundo semestre de 2019, a Europ Assistance Brasil (EABR) manteve uma equipe interna dedicada ao desenvolvimento de soluções e sistemas de TI. No entanto, com o passar do tempo e o aumento da complexidade dos sistemas utilizados pela companhia, essa estratégia começou a diminuir a flexibilidade e a agilidade, impactando as ambições de diferenciação e de inovação da empresa.

“A TI precisava atender e suportar as estratégias de novos negócios da companhia e entregar inovação com mais rapidez. A área possuía pouca elasticidade para acomodar as demandas de desenvolvimento de sistemas”, conta Pedro Paulo Cunha, CIO da EABR e da CEABS, outra empresa do grupo com atuação no Brasil.

A companhia iniciou um processo de busca de parceiros que pudessem não apenas ajudá-la a melhorar a capacidade de desenvolvimento, mas também entender o seu negócio de forma a trazer e agregar mais inteligência aos processos, gerando soluções ainda mais eficientes. No fim do ano passado, depois de um processo seletivo, a EABR fechou acordo com a Solutis, empresa brasileira especializada em projetos de aceleração digital.

Mudança cultural

Desde o início da parceria com a Solutis, cerca de oito meses atrás, a EABR sabia que enfrentaria um enorme desafio envolvendo uma quebra de paradigma. “A empresa, por cultura, sempre dependeu muito do trabalho presencial e da interação pessoal. Enquanto isso, na Solutis, as equipes estavam distribuídas pelo País”, observa Pedro Paulo. Isso, por si só, levou a EABR a repensar o seu modelo. “Aí veio a pandemia e acelerou esse processo.”

A EABR, que tinha uma cultura de home office e trabalho remoto, apenas para uma parcela muito pequena de seus colaboradores, em duas semanas conseguiu colocar os seus 1.400 colaboradores em casa. “Então nos deparamos com o desafio de dar continuidade aos projetos. Descobrimos como fazer isso – a Solutis teve uma contribuição importante – e nos adaptamos muito rapidamente para trazer a velocidade de entrega da TI mesmo em meio à pandemia”, orgulha-se o CIO.

Entregas ágeis e contínuas

A parceria entre as duas empresas conseguiu melhorar a estimativa da entrega de projetos da EABR entre 20% e 30%. “Mas, mais importante, é a assertividade da entrega: estamos entregando com muito mais qualidade e dentro do prazo previsto”, comenta Pedro Paulo, destacando que, atualmente, a empresa está conduzindo cerca de 30 projetos simultaneamente.

Paulo Marcelo, da Solutis, atribui a capacidade de entregas contínuas à adoção do conceito de DevOps e ao uso da metodologia ágil de desenvolvimento. “A assertividade na entrega tornou-se mais importante do que nunca. E o modelo de desenvolvimento ágil baseado em DevOps permite à TI rapidamente colocar projetos em produção, gerando valor em curto espaço de tempo e viabilizando as estratégias de negócio”, detalha.

“A Solutis foi escolhida por ser uma empresa que possui inovação no seu DNA e trabalha com qualidade e agilidade. É o parceiro que estávamos buscando para ser uma extensão da TI da Europ Assistance”, esclarece Pedro. Ele acrescenta que, com a ajuda da Solutis, a empresa espera avançar na transformação digital e usar dados com inteligência para antecipar as necessidades dos clientes nas cinco linhas de negócios em que atua no Brasil: automóvel, viagem, saúde, mercado residencial e concierge.