Prudential lança ‘Programa Jovens Pro Futuro’ no Rio de Janeiro

Prudential lança ‘Programa Jovens Pro Futuro’ no Rio de Janeiro

Projeto realizado em quatro instituições sociais da cidade, é voltado para jovens entre 15 e 29 anos de territórios mais vulneráveis

Se tem juventude, tem futuro. E se tem futuro, tem Prudential. Em linha com o objetivo de construir um legado social no Rio de Janeiro, criando oportunidades de desenvolvimento profissional e inserção no mercado de trabalho, a Prudential vai investir cerca de R$ 5 milhões em projetos de inclusão social na cidade. O programa é voltado para jovens entre 15 e 29 anos de territórios mais vulneráveis, e será realizado em quatro instituições sociais da capital: Redes da Maré, Recode, Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) e Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), e contará com o apoio da organização internacional BrazilFoundation, no acompanhamento do trabalho das instituições. Com duração inicial de três anos, o programa, oficialmente lançado hoje, 20 de janeiro, oferecerá desenvolvimento profissional para que os jovens que residem em territórios vulneráveis tenham acesso ao primeiro emprego ou invistam no empreendedorismo, contribuindo, consequentemente, para o crescimento econômico do Estado.

O Programa Jovens Pro Futuro espera formar mais de 4.000 jovens, entre capacitação em cursos para ingresso no mercado de trabalho, empoderamento digital, oferecimento de assistência socioemocional e inserção no mercado de trabalho por meio da Lei de Aprendizagem. Nesse sentido, a própria Prudential do Brasil incentivará o acesso ao primeiro emprego, oferecendo oportunidades na companhia para os jovens de uma das instituições pelo período de 16 meses.

“É um enorme orgulho iniciarmos o projeto Jovens Pro Futuro no Rio de Janeiro, contribuindo para o crescimento profissional dos jovens da cidade e escrevendo um novo capítulo em nossa história. Temos o compromisso em proteger vidas e, por isso, queremos ajudar a construir um mundo mais justo e com mais oportunidades para esta e futuras gerações. O programa se soma a outras importantes iniciativas que já desenvolvemos, como o Prêmio Prudential Espírito Comunitário, que anualmente incentiva o voluntariado e empreendedorismo de jovens de todo o Brasil, e o International Volunteer Day, ação que desenvolve anualmente atividades com os funcionários da companhia em uma instituição específica, capazes de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de crianças, jovens, adultos e idosos”, destaca o presidente e CEO da Prudential do Brasil, David Legher.

Além dos importantes projetos sociais sinalizados pelo executivo, recentemente, a matriz americana da Prudential foi uma das 85 organizações parceiras e investidoras do projeto GOYN (Global Opportunity Youth Networks), lançado em São Paulo. A iniciativa mundial tem o objetivo de trabalhar a inclusão produtiva de jovens de territórios mais vulneráveis, e desenvolve soluções para potencializar oportunidades dignas de emprego e renda na cidade.

Desafios na educação e na conquista de empregos

O projeto chega à cidade em bom momento, já que o cenário enfrentado pelos jovens brasileiros é desfavorável: no segundo trimestre de 2020, por exemplo, em meio à pandemia, a parcela de jovens que não estudam nem trabalham bateu recorde, chegando a 35,2% da população entre 20 e 24 anos, de acordo com a FGV Social . Além disso, os jovens são um dos grupos mais afetados pelo desemprego. Segundo dados do IBGE, de 2019, 11 milhões de jovens brasileiros estavam sem oportunidades no mercado de trabalho – representando 27% dos jovens no Brasil.