Deputado Arthur Lira, do PP, é eleito presidente da Câmara em 1º turno

Deputado Arthur Lira, do PP, é eleito presidente da Câmara em 1º turno

Líder do Centrão, deputado foi apoiado pelo Presidente Jair Bolsonaro

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (01) e, ficará no comando da Casa Legislativa até 2023.

Lira disputou o mandato com Balei Rossi (MDB-SP), recebendo 302 votos, enquanto o oponente recebeu 145, sendo 505 votantes.

Líder dos partidos do Centrão, que fazem parte da base do governo na Câmara, o deputado tinha o apoio do Palácio do Planalto. O resultado representa uma vitória política do presidente da República, Jair Bolsonaro, que trabalhava para ter um aliado no comando na Casa.

Discurso

No primeiro discurso como presidente, Arthur Lira defendeu a vacinação de toda a população. “Temos que examinar como fortalecer nossa rede de proteção social. Temos que vacinar, vacinar, vacinar o nosso povo. Temos que buscar o equilíbrio das nossas contas públicas”, disse Arthur Lira.

Após ser eleito, Lira anulou ato de Maia sobre a inscrição do PT para participar do bloco parlamentar que apoiava Baleia Rossi na disputa para os demais cargos da Mesa Diretora da Câmara.

Lira foi eleito com o apoio de 11 partidos: PP, PL, PSD, Republicanos, Avante, PROS, Patriota, PSC, PTB, PSL e Podemos.

O deputado do PP ainda contou com ajuda extra do governo, que entrou de cabeça nas negociações para elegê-lo. Adversários acusaram o Executivo de liberar, em troca de votos, recursos adicionais para parlamentares aplicarem em obras em seus redutos eleitorais.

Lira já vinha articulando uma candidatura desde o ano passado, sendo oficilizada em dezembro, dias após o Supremo Tribunal Federal (STF) negar a possibilidade de Maia disputar a reeleição no mesmo mandato.

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Fonte: G1