Vacinação aumenta expectativa de ano positivo para transporte de cargas

Vacinação aumenta expectativa de ano positivo para transporte de cargas

Inclusão dos profissionais do transporte no grupo prioritário da campanha de vacinação também deve impulsionar economia do setor em 2021

Desde que a covid-19 chegou ao Brasil, diversos impactos econômicos foram sentidos nos diferentes setores do mercado. Ao todo, o déficit do setor público chegou a R$ 905,4 bilhões (12,7% do PIB) em 2020, além da queda de 4,7% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Nesse turbilhão de prejuízos, o transporte rodoviário de cargas, responsável por transportar cerca de 65% de tudo aquilo que é produzido no país, também foi fortemente impactado. Em abril, o volume de cargas transportado pelo segmento sofreu uma queda de 45%. Durante o ano, os números foram se normalizando, mas no total 2020 foi de perda para o setor como um todo.

Agora, com início da vacinação, assim como os demais segmentos da economia, o transporte rodoviário de cargas melhora suas expectativas para 2021. De acordo com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, o Brasil receberá até 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, podendo alcançar 160 milhões de doses no segundo semestre.

Segundo Ana Jarrouge, presidente executiva do Sindicato das Empresas do Transporte de Cargas de São Paulo e Região (SETCESP), mesmo com o início da vacinação, 2021 ainda será de grandes desafios para as empresas do transporte. “Tendo em vista que o Brasil é um país de dimensões continentais, temos alguns meses ainda até que todos estejam vacinados, o que reflete diretamente na retomada completa das atividades empresariais, no volume de carga, no tipo de transporte utilizado e no comportamento do consumidor.”

Apesar das dificuldades apresentadas pela pandemia, de acordo com a Pesquisa Anual de Serviços (PAS), apenas em 2020 o setor de transportes, armazenagem e serviços acessórios movimentou aproximadamente R$ 480 bilhões, o que equivale a 6,4% do PIB do país.

“Embora o cenário ainda seja desafiador, as expectativas são boas, temos certeza de que a vacinação será essencial para que as empresas retomem a confiança na economia, façam investimentos e acreditem na recuperação. Tudo vai depender da velocidade da aplicação das vacinas e de nossa capacidade de produção, considerando que neste meio termo a disponibilidade de entrega é de compromisso contratual referente às aquisições de insumos da China, o que pode ser um problema não só para Brasil, mas para países do mundo todo”, adiciona Ana.

Outro fator que deve impulsionar a economia do setor de transportes de forma mais rápida é a inclusão dos profissionais do transporte no grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra a covid-19. O cronograma de vacinação está sendo definido pelo Ministério da Saúde, e a Confederação Nacional de Transporte (CNT) colocou à disposição do governo federal as 157 unidades operacionais do SEST SENAT como pontos de vacinação.

De acordo com o CEO da Flash Courier, Guilherme Juliani, todos os ajustes de adequação foram feitos no ano passado, e agora a vacinação servirá para retomar as atividades econômicas de forma mais eficiente. “Toda a preparação foi feita no ano passado, incluindo a implementação de novas tecnologias e de procedimentos de segurança sanitária. Agora estamos trabalhando com a esperança de que a vacina melhore muito o cenário atual da forma mais ágil possível”.