Em ano de pandemia, roubo e furto de veículos caem 46,4%

Em ano de pandemia, roubo e furto de veículos caem 46,4%

Segundo levantamento do Grupo Tracker, queda foi menos acentuada no segmento de pesados, cargas e utilitários

O ano de 2020 registrou 46,4% menos ocorrências de roubo e furto do que 2019, segundo dados do Grupo Tracker, maior empresa de rastreamento e localização de veículos do país, que durante a pandemia mapeou quinzenalmente o comportamento desse tipo de crime. A categoria Automóveis (que inclui os SUVs e pick-ups) teve a maior queda, 56,5%; Motocicletas vem em seguida, com redução de 31,4% nas ocorrências; Caminhões e Cargas caiu 24,6% e os Utilitários apenas 2,9% de queda.

“O único setor que praticamente não parou foi o de transporte, por isso uma queda menos acentuada nesses segmentos. Os furgões, por exemplo, são de extrema importância, porque conseguem chegar a vilas que os caminhões maiores não vão”, afirma o coordenador do Comando de Operações do Grupo Tracker, Vitor Correa. “Por outro lado, boa parte da população ainda está em home office ou estudando em casa, o que diminui o número de carros circulando e estacionados por horas na rua”, completa.

A única categoria que apresentou alta foi a de Máquinas, 166,7%, com predomínio das ocorrências nos meses de maio, junho, julho e agosto. “Consideramos a hipótese dos bandidos estarem migrando para esse segmento em busca de novas oportunidades, uma vez que o mercado de agronegócio vem aquecendo ao longo dos anos”, analisa o gerente de Marketing e Produtos, Rodrigo Rufca.

Para ele, a queda nos números também está associada a eficácia e agilidade das empresas de rastreamento em localizar veículos roubados e furtados. “Os equipamentos de monitoramento e rastreamento do Grupo Tracker se antecipam a ação dos bandidos, muitas vezes emitindo sinais de alerta de inibidores de sinais antes da empresa contratante identificar algo anormal no trajeto do motorista. Trabalhamos incansavelmente para estarmos sempre um passo à frente dos criminosos e para coibir cada vez mais esse tipo de crime”, diz Rufca.

Paralelo a isso, a empresa investe pesado em infraestrutura e possui a maior rede privada de antenas de radiofrequência da América Latina. Em 20 anos de atividade no país, o Grupo Tracker já realizou mais de 53 mil recuperações, evitando um prejuízo de cerca de R$ 4,7 bilhões.

Está presente em 13 países dos continentes americanos e europeu. Oferece produtos para os mercados Segurador, Transporte e Logística, Construção Civil e Agrícola, além de veículos de passeio. A tecnologia utilizada nos rastreadores do Grupo Tracker é a RF, considerada a melhor solução para roubo e furto e é imune à ação de inibidores de sinais – jammers. Também comercializa produtos baseados no GPS/GPRS e LBS, indicados para monitoramento e gestão de frotas.

A empresa é a fornecedora oficial de rastreadores para a BMW e para a Triumph e tem parceria com a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), com quem divulga regularmente o Boletim Econômico Tracker-FECAP, com análises dos prejuízos que o roubo e furto de veículos trazem ao país.