Fator Seguradora discute os impactos da lei de licitações no seguro garantia

Fator Seguradora discute os impactos da lei de licitações no seguro garantia

Em parceria com a WIZ Corporate, webinar aconteceu na última segunda-feira, 08 de fevereiro

A Fator Seguradora em parceria com a WIZ Corporate realizou na segunda-feira, 8 de fevereiro, um webinar para discutir “Os Impactos da Nova Lei de Licitações No Mercado de Seguro Garantia”. O evento contou com a presença de Pedro Mattosinho, Diretor de Seguro Garantia da Fator Seguradora, Eduardo Salgado, Vice-Presidente da Concremat, Dr. Dennis Zimmermann, Sócio da RPZ Advogados e a mediação foi de Stephanie Zalcman, Diretora da WIZ Corporate.

No evento online os convidados falaram sobre as mudanças que a nova Lei irá trazer ao mercado, bem como os pontos positivos e negativos. Dr. Dennis destacou que, assim que aprovada, a lei entra em vigor, sem esperar o prazo de 45 dias para adequação, visto que outras leis já existentes ainda continuarão valendo. “Alguns itens, como as inovações para o seguro garantia que vão requerer maior tempo de preparo e treinamento de pessoal, recursos materiais até que o ambiente esteja maduro”, explica.

Pedro Mattosinho ressalta que a discussão sobre a lei de licitações já discorre há mais de 10 anos. Ele coloca um panorama histórico ao citar a lei vigente 8666 de 1993. “O percentual das garantias era entre 5% e 10%, mas sabemos que fora do Brasil, nos Estados Unidos que é um grande exemplo, chega a ser 100%, e isso já há muito tempo. Então, é uma discussão de quando a Lei 8666 foi criada já tinha interesse das grandes empreiteiras”, diz.

Eduardo Salgado trouxe a visão das construtoras, falou que os primeiros desafios será entender quais as regras do “jogo”. “A lei de pregão ainda é, infelizmente muito utilizado. E as estatais tem peso relevante e vão continuar tendo uma própria de contratação. Na opinião dele, a nova lei de licitações vai juntar o que há de melhor nas outras.