Seguro educacional: uma esperança para avançar

Seguro educacional: uma esperança para avançar

Confira o artigo por Duane Moreno, advogada do MLA – Miranda Lima Advogados

Conforme dizia o filósofo Immanuel Kant, a educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem. Por certo, a aplicabilidade desta afirmação cai como uma luva neste hodierno cenário de crise em que vivemos. Ressalte-se que, quando falamos de educação já temos o conhecimento de deficiências que são historicamente antigas e que expressam a desigualdade no Brasil, que estão sendo agravadas diante desta pandemia.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado dos 56 milhões de alunos da educação básica e do ensino superior no Brasil, 19,5 milhões tiveram as aulas suspensas e 32,4 milhões passaram a ter aulas à distância. Importante mencionar também que, de acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente 15,3% dos brasileiros têm ensino superior completo, dados que tendem a diminuir com a crise. Neste sentido, o sonho de possuir um diploma parece-se tornar a cada dia mais distante.

Com efeito, uma crescente preocupação pela garantia do acesso à educação tem sido gerada pelo risco de instabilidade financeira em tempos de pandemia. O Brasil atingiu a marca de 13,8 milhões de desempregados, conforme levantamento realizado pelo IBGE no mês de outubro de 2020. Porém, mesmo parecendo difícil dar continuidade nos estudos em meio a crises econômicas, sempre existe uma alternativa para avançar. E uma medida eficaz é a contratação de um seguro educacional.

Semelhantemente aos seguros de vida e saúde, o seguro educacional se tornou uma proteção fundamental para as famílias na atualidade. Visando garantir a continuidade dos estudos, o seguro educacional pode proporcionar uma cobertura comparada a aquisição de uma bolsa de estudos para o estudante. Pois, permite continuar estudando mesmo diante do surgimento de alguma dificuldade financeira. Existem ainda seguros educacionais mais amplos que cobrem as despesas dos estudos no caso de desemprego, morte ou invalidez do responsável pagador dos estudos.

Do mesmo modo que o seguro de vida possui um valor baixo de contratação, o seguro educacional também apresenta um ótimo custo benefício. Logo, representa um ótimo investimento que deve fazer parte do planejamento financeiro familiar. A apresentação da proposta do seguro educacional para uma contratação parte da instituição de ensino pela qual o aluno está vinculado. Por isso, se torna também importante procurar intuições que oferecem esse tipo de serviço antes de se matricular.

Portanto, com a finalidade de proporcionar a continuidade dos estudos ao aluno, o seguro educacional se torna um mecanismo contributivo na democratização da educação e uma esperança para avançar enquanto esperamos por dias melhores no futuro. Enfim, como dizia nosso educador e filósofo Paulo Freire: enquanto eu luto, sou movido pela esperança; e se eu lutar com esperança, posso esperar.