Além dos mercados em que já é referência, empresa aposta em soluções inovadoras para mobilidade e proteção digital das pessoas
Há três meses a Seguros Sura está com uma nova liderança no Brasil. Depois de um ano muito desafiador como 2020, a empresa está pronta para continuar sua trajetória de crescimento no País e intensificar sua estratégia com o apoio da nova estrutura organizacional.
De acordo com o colombiano Jorge Andrés Mejía, que assumiu a presidência da Sura no Brasil em novembro de 2020 com foco em intensificar a estratégia de crescimento sustentável da companhia, estão nos planos a diversificação do portfólio e canal, a integração da empresa ao ecossistema digital do país e a descentralização regional da operação para maior aproximação do canal corretor.
Para isso, Mejía explica que parte do trabalho já realizado pela nova liderança durante estes 3 primeiros meses foi dedicado para potencializar a Sura no Brasil. Além disso, numa clara demonstração de compromisso com o mercado brasileiro, o presidente anuncia um plano de capitalização já aprovado pelo Comitê de Administração para dar continuidade aos planos de desenvolvimento da marca no país.
“Essa é a maior prova de confiança na estratégia da empresa e de compromisso com o mercado brasileiro”, completa Mejía. De acordo com ele, o plano de capitalização e a nova estrutura organizacional no Brasil reforçam o investimento da Sura para realizar uma gestão pautada pela cultura da companhia com foco central nas pessoas e um posicionamento claro para intensificar o desenvolvimento do mercado de seguros brasileiro.
Segundo Gabriel Bugallo, Vice-Presidente de Seguros da Sura Brasil, a empresa intensificou a estratégia para enfrentar os novos desafios do mercado. “No ano passado, o nosso foco foi manter a força necessária para atender aos nossos clientes num momento de dificuldades a nível global e gerir o impacto de um maior índice de sinistralidade nos diferentes segmentos. Investimentos nos nossos clientes, redirecionando benefícios e serviços para as empresas e clientes mais expostos ao risco da covid-19. Isso tudo, somado a ajustes contáveis que melhoraram a qualidade de nosso patrimônio, gerou um impacto no nosso resultado, mas que era esperado frente ao cenário”, explica o executivo ao comentar o impacto da pandemia que além do explicado, resultou no aumento de sinistralidade em algumas outras carteiras como Vida, por exemplo, na qual a companhia foi uma das primeiras em não considerar a exclusão que consta no clausulado para pandemias.
Mesmo diante desse cenário, a empresa realizou investimentos em novas soluções como a de proteção digital para pessoas atentos aos novos comportamentos de mercado, assim como inovou com iniciativas para ajudar a resolver os desafios de negócios de pequenas e médias empresas através da iniciativa chamada Empresas Sura, um ecossistema de conhecimento e experiências que ajuda o empreendedor com informações e serviços para apoiá-lo na tomada de decisões e no desenvolvimento próspero dos negócios. Com a pandemia, houve um aumento de 55% na procura pelos atendimentos, que já apoiou na competitividade e recuperação de centenas de empresários no país.
Dessa forma, o ano de 2021 inicia com boas notícias sobre a nova estrutura operacional e um plano de negócios já estruturado para viabilizar todas as mudanças e inovações necessárias para que a empresa continue seu curso de crescimento, como a descentralização do portfólios e canais. “Com o plano de capitalização, a companhia tem por objetivo sustentar o desenvolvimento da Sura Brasil para continuar apoiando as pessoas e empresas, e manter a nossa competitividade no mercado”, afirma Daniel Betancur, Vice-Presidente Financeiro da companhia no País.
Para isso, o novo modelo operativo da empresa priorizará os macroprocessos mais relevantes para a transformação necessária, tais como a gestão do entorno, a gestão dos acessos e canais, mercados e segmentos e o desenvolvimento do portfólio atento à gestão de tendências e riscos. Dentro deste modelo, a tecnologia terá um papel vital para gerar ainda maiores facilidades operacionais e autonomia ao canal corretor para a tomada de decisões.
Com uma visão 360º sobre o modelo de negócios e uma cultura de valorização das pessoas, Bugallo afirma que “continuaremos aprofundando nosso objetivo de entregar bem-estar e competitividade sustentável para as pessoas e empresas. Estaremos ainda mais próximos em todas as nossas filiais através de um modelo operativo leve e descentralizado, priorizando a tomada de decisões na ponta e os nossos parceiros de negócios. A inovação das nossas carteiras será dirigida ao desenvolvimento da mobilidade no país, a competitividade sustentável das empresas, a conectividade tanto das pessoas como das empresas, assim como a entrega de autonomia à vida e casa das pessoas”.