Planetun cresce 157% impulsionada pela oferta de serviços digitais

Planetun cresce 157% impulsionada pela oferta de serviços digitais

Aplicativo para vistoria prévia de automóvel já é o mais demandado pelas seguradoras

A pandemia do novo coronavírus acelerou a demanda por serviços digitais e impulsionou o negócio de startups que já nasceram com modelos inovadores, ofertando produtos remotos que facilitam a rotina das pessoas com o uso da tecnologia. É o caso da insurtech Planetun, que está no mercado há 15 anos e há 5 desenvolve soluções inovadoras para o setor de seguros e, embalada por este novo cenário, cresceu 157% de 2019 para 2020.

O principal produto da Planetun é o aplicativo web, que atua nos ramos automotivo, vida e previdência, patrimonial, e náutico e transporte, e permite ao cliente realizar, de forma remota, diferentes processos do seguro, como vistoria, inspeção, sinistro, concessão de aposentadoria e prova de vida. O app web para vistoria prévia de automóvel foi o mais utilizado desde o início da pandemia, com um crescimento de 183% se comparado a 2019. O aplicativo permite que o cliente da seguradora envie todos os documentos e fotos necessárias para a vistoria do carro diretamente pelo celular, com uma redução de 65% do tempo tradicionalmente gasto.

“A necessidade do distanciamento social fez as pessoas se arriscarem a adotar a tecnologia para realizar serviços antes feitos apenas pessoalmente. Como todos os nossos produtos já nasceram para rodar de forma remota, nossa demanda triplicou desde o início da pandemia”, comenta Henrique Mazieiro, CEO da Planetun. “A tendência é que esse movimento continue, agora com as pessoas já adaptadas e vendo os benefícios de não ter que se deslocar para resolver burocracias, por isso a nossa expectativa para 2021 é um crescimento de 120%”, completa o executivo.

Mercado de seguros avança com novas tecnologias

Com a chegada das insurtechs e seus produtos inovadores, o tradicional mercado de seguros vem se transformando e crescendo cada vez mais. As principais seguradoras do país hoje já contam com as tecnologias remotas da Planetun, que se tornou um hub de soluções digitais com a oferta de plataformas, aplicativos web, inteligência artificial e serviços, os quais podem ser contratados de forma integrada ou separadamente. A insurtech também acaba de lançar novos produtos diferenciados para aprimorar o relacionamento das empresas com seus clientes, bem como contar com uma gestão de serviços mais assertiva.

Um dos mais novos lançamentos da Planetun em 2021 é a nova versão da TeleVistoria, solução que permite que o perito ou vistoriador realize a vistoria ou inspeção à distância. Por meio de um processo 100% online, o cliente pode realizar um agendamento para que a seguradora realize uma videoconferência, na qual vai direcioná-lo e auxiliá-lo na captura de imagens, áudios e vídeos, que serão utilizados para a avaliação e aceitação do processo de vistoria ou inspeção. As imagens poderão ser capturadas no decorrer da videoconferência e o vídeo ficará disponível para uma auditoria ou consulta posterior. Ao término da videoconferência, o processo poderá ter seu laudo final emitido diretamente na plataforma.

Outro produto que promete revolucionar a agilidade da resolução de processos do seguro é a Aceitação Automática, ferramenta que conta com a Inteligência Artificial (IA) para definir em tempo real a aceitação do risco. Utilizando as validações realizadas pela IA, em conjunto com as análises de score das seguradoras, adotando os conceitos de no-touch (sem contato com o cliente) ou low-touch (pouco contato com o cliente) para os processos de vistoria prévia, este produto permite que parte dos processos de aceitação de risco seja aprovada automaticamente. Com isso, a nova solução entrega de imediato ganhos de produtividade e reduz em até 80% o tempo de aceitação do risco do seguro.

Outra novidade da insurtech para 2021 é o Workflow de Gestão de Vistoria e Inspeções, que permite às seguradoras padronizar e unificar todos os processos do seguro em um só lugar, além de conseguir gerenciar diversos prestadores e controlar a distribuição de demandas e pagamentos na mesma plataforma, uma grande inovação para a gestão das empresas de diferentes portes.