Benefícios de ter um Plano de Continuidade de Negócios

Benefícios de ter um Plano de Continuidade de Negócios

Possuir um conjunto de estratégias, arranjos e acordos é fundamental para que uma empresa possa continuar

Em um cenário de incerteza global, como a pandemia da Covid-19, muitas empresas foram obrigadas a interromper definitivamente suas operações. Por isso é importante ter um plano que garanta a continuidade dos negócios mesmo nesses momentos difíceis. “Diversas situações podem afetar negativamente a empresa e deixá-la inoperante. Por exemplo, paralisações causadas por quedas de energia, de serviços de internet, greves, distúrbios civis ou até mesmo problemas em parceiros logísticos, impedindo que clientes usem seus produtos ou serviços”, exemplifica Jeferson D’Addario, CEO do Grupo Daryus, empresa referência em consultoria empresarial e educação nas áreas de tecnologia e gestão.

Outras situações impactantes como: protesto dos caminhoneiros, desastres por rompimento de barragens de mineradores nos últimos anos, ramsonwares causando interrupções em vários segmentos e pedindo resgastes em pagamentos de moedas virtuais, além da pandemia global da Covid-19 e que se trata da maior crise atual, esses fatores mostram que ter um Plano de Continuidade de Negócios se tornou de extrema importância para as companhias e será cada vez mais um diferencial competitivo e de negócios.

Dessa forma, o exercício cíclico técnico com aplicação de metodologias auxilia os administradores, gestores de riscos ou planejadores em continuidade de negócios a identificar, classificar, avaliar, priorizar e tratar possíveis riscos que podem prejudicar a operação da empresa.

“Para uma estratégia de continuidade de negócios dar certo é fundamental preparar os profissionais para lidarem com emergências de forma que as operações funcionem da melhor maneira possível em um momento de crise”, comenta D’Addario.

Segundo o executivo, o primeiro passo é criar um programa de continuidade de negócios top-down, depois é preciso entender do negócio para que se consiga implementar estratégias de resiliência. “Com isso, é possível projetar cenários de crise, fazer planos e mantê-los adequados. Por fim, a conscientização e educação da alta administração são grandes fatores para uma empresa melhorar a resiliência, minimizar perdas e usar isso como diferencial competitivo aumentando seu valor”, afirma.

Diante disto, a elaboração de um Plano de Continuidade de Negócios tem como objetivo:

  • Minimizar os efeitos de uma paralisação;
  • Permitir a recuperação de dados e sistemas dentro de um curto prazo;
  • Ajudar a empresa a cumprir com suas obrigações legais e estatutárias;
  • Elevar os níveis de confiança dos serviços prestados.