Cases sobre distribuição de produtos são destaque na Conjuntura CNseg

Cases sobre distribuição de produtos são destaque na Conjuntura CNseg

Edição nº38 da publicação reúne seis artigos, quatro com foco na distribuição de seguros e dois na área de mercado e produto

O boxe de Produção Acadêmica da edição nº 38 da Conjuntura CNseg – publicada pela Confederação Nacional das Seguradoras – reúne seis artigos – quatro com foco na distribuição de seguros e dois na área de mercado e produto. No artigo Como Fidelizar Clientes de uma Corretora de Seguros na Era Digital, os autores avaliaram o desempenho dos produtos ofertados, a qualidade do atendimento, a probabilidade de fazer novos negócios, entre outros assuntos correlatos. A conclusão da pesquisa é que o preço figura, sim, como um fator muito importante para a escolha, mas destaca que a indicação por familiares ou amigos tem poder de influência muito alto na decisão de compra.

Outro estudo, Controle interno: um estudo de caso em uma corretora de seguros, busca entender como uma corretora nos dias de hoje executa o controle de seus ativos, passivos, despesas e receitas.

Já o artigo Competição em preços entre corretores de seguros de automóveis avalia como os corretores influenciam o prêmio final do seguro. Adaptando o modelo teórico de Stahl ao mercado de seguros de automóveis brasileiro, conclui-se que os corretores escolhem sua comissão em função decrescente do prêmio requerido pela seguradora.

Outro trabalho debruça-se sobre um Plano de negócio: Análise de viabilidade para abertura de uma corretora de seguros na região da grande Florianópolis. A rigor, estuda os diversos requisitos para se abrir uma corretora de seguros, como os conceitos de seguro, corretagem, planos de negócio, empreendedorismo etc.

O trabalho Efeitos longitudinais da concentração setorial sobre as receitas e lucros do mercado segurador brasileiro dedica-se a identificar o efeito da concentração em diferentes ramos do mercado segurador no Brasil sobre a arrecadação de prêmios e a lucratividade. Para cada ramo, calculou-se os principais índices de concentração adotados na literatura empírica: Índice Herfindahl–Hirschman, Razão de Concentração e Índice de Entropia de Theil.

Um diagnóstico de como a Operação Lava Jato produziu efeitos na venda e na sinistralidade da apólice de Responsabilidade Civil de Administradores e Diretores (D&O) consta também da nova edição da Conjuntura CNseg. O artigo Operação Lava Jato: Impactos no Mercado Segurador de Responsabilidade Civil de Executivos conclui que a operação contra corrupção teve papel significativo no aumento da oferta e da procura por seguro D&O no Brasil. Antes, contudo, produziu um aumento severo da sinistralidade.