Bradesco Seguros impulsiona distribuição omnichannel

Bradesco Seguros impulsiona distribuição omnichannel

Plataforma low code da Pegasystems acelerou a distribuição dos produtos da seguradora, aprimorando a experiência dos clientes

A Bradesco Seguros opera em diversos segmentos, como Seguro Auto, Plano de Saúde, Dental, Capitalização, Seguros de Vida, Planos de Previdência Privada e Ramos Elementares, contando com mais de 200 dependências próprias (núcleo de atendimentos, escritórios e sucursais) para atender aos clientes, que também podem contratar seus serviços nas milhares de agências do Banco Bradesco ou por intermédio dos mais 35 mil corretores ativos cadastrados na companhia.

Com o objetivo de aprimorar a experiência dos clientes, corretores e a eficiência da organização, um dos principais desafios da companhia era viabilizar a distribuição de cada segmento e seus respectivos produtos em seus diferentes canais de atendimento, composto por telefonia, mídias digitais, dependências próprias e sua rede de corretores, além das agências do Banco Bradesco.

Assim, em 2015, a Bradesco Seguros contratou a Pegasystems, desenvolvedora de soluções que eliminam a complexidade dos negócios, para acelerar sua transformação digital. A estratégia da Pega foi desenvolver uma plataforma low code de distribuição omnichannel sem impacto para os sistemas legados da seguradora, começando pelo segmento de Ramos Elementares, em que se incluem seguro residencial e de patrimônio de pessoa física e jurídica da seguradora, por meio da criação de camadas de integração imperceptíveis para os usuários.

Após a implementação dessa plataforma, a Bradesco Seguros obteve ganhos expressivos de agilidade e flexibilidade na construção de microjornadas de oferta de produto, cotações, ambientação de clientes e emissão de apólices. Se antes a companhia levava até 28 dias para emitir uma proposta de Previdência Privada para um cliente, hoje, ela a emite em apenas 1 dia, mesmo prazo requerido atualmente para emissão de certificados, que demoravam até cinco dias para ficarem prontos, elevando o índice de eficiência no fechamento dos negócios de 3% para 8%.

“Um dos benefícios que a Pega nos trouxe foi a capacidade de conectar produtos com back-ends diferentes a uma plataforma de distribuição rápida e flexível, melhorando assim a experiência dos clientes com o nosso time to market ajustado às exigências do mercado”, diz Glaucio Joanico, executivo de TI da Bradesco Seguros, que ainda destaca os benefícios na contratação de seguro auto frota, “nesse tipo de negociação, os valores são altos e a concorrência, idem. Hoje, somos a seguradora que mais fecha contratos de auto frota da região”, aponta.

Outro diferencial das soluções da Pegasystems é o altíssimo índice de reúso de componentes entre as linhas de negócios, graças a sua arquitetura de negócios center out, motivo pelo qual a seguradora expandiu o plano de integração para os produtos de vida e previdência aproveitando o mesmo framework.

“Esse caso reforça o propósito da Pega de reduzir a complexidade dos negócios, viabilizando à Bradesco Seguros uma experiência omnichannel consistente e rápida. É uma honra para nós participarmos da jornada de transformação digital dos nossos clientes”, afirma Maurício Prado Silva, diretor-geral da Pegasystems para América Latina.