Grupo Omni lança Instituto para fomentar inclusão socioeconômica

Grupo Omni lança Instituto para fomentar inclusão socioeconômica

Expectativa é atingir 5 mil pessoas com ações de responsabilidade social no primeiro ano

Com o objetivo de fomentar e executar novas ações de responsabilidade social, o Grupo Omni está lançando o Instituto Omni. A data escolhida para o lançamento, semana na qual é comemorada o Dia da Educação, foi escolhida pois a iniciativa fomentará principalmente ações que dialoguem com o tema educação de forma transversal, por meio de três eixos de atuação: inclusão socioeconômica e cultural, consciência financeira e empreendedorismo e inovação, todos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) do Pacto Global da ONU – plano de ação para alcançar um mundo mais sustentável e justo até 2030.

O Instituto será um guarda-chuva das ações já promovidas pelo Grupo, como as iniciativas realizadas pelo Centro do Imigrante, localizado na região do Brás, em São Paulo, e que oferece serviços e produtos voltados para imigrantes e refugiados e, o ProBem, um programa de formação profissional, que identifica, seleciona, capacita e emprega pessoas em situação de vulnerabilidade social. A expectativa é atingir 5 mil pessoas no primeiro ano.

“Dentro do Grupo temos diversas iniciativas que convergem naturalmente para o Instituto. A Omni Financeira, por exemplo, tem em seu DNA uma cultura transformadora e humanizada e é uma das poucas instituições financeiras a participar de iniciativas do Capitalismo Consciente”, aponta Tadeu Silva, presidente da Omni CFI, financeira do Grupo. Ainda segundo Tadeu, “não é à toa que a Omni recebeu recentemente o selo de Empresa Humanizada e está entre as melhores empresas para se trabalhar na Pesquisa GPTW (segmento financeiro) pelo segundo ano consecutivo. Por isso entendemos que o lançamento do Instituto Omni não é o começo de uma história, mas sim um passo adicional para a consolidar um trabalho que vem sendo realizado há anos.”. Para complementar, Tadeu ainda afirma que a criação do Instituto vai ao encontro do propósito da financeira, empresa pioneira e que deu origem ao Grupo: impactar o presente para fazer valer o direito de criar o futuro agora”.

Com a criação do Instituto, a principal mudança será na potencialização de forças, ampliação e sinergia de projetos das empresas do Grupo Omni. Um dos exemplos é o interesse em estimular a veia empreendedora com o Programa Acelera Omni, para incubação de negócios sociais com uso de inovação e tecnologia. Será algo criado por pessoas das comunidades para pessoas das comunidades onde vivem, gerando valor e desenvolvimento local. “Escolhemos lançar oficialmente a iniciativa no Dia da Educação porque ela é um grande agente de transformação social e um dos pilares da nossa atuação”, explica Tadeu Silva, presidente da Omni Financeira.

Com o Instituto, será possível também correalizar projetos com parceiros e ser uma propulsora de iniciativas de impacto em educação, trabalho e cultura. Entre as ações planejadas está trabalhar a inclusão por meio de frentes socioeducativas em escolas e instituições parceiras, como: oficinas de apoio escolar no contraturno, iniciação profissional para jovens, oficinas de robótica e projetos que estimulem o uso de novas tecnologias, práticas esportivas, oficinas de dança, teatro etc.

Para encabeçar o projeto, foi selecionado Guilherme Guz, que há mais de 10 anos atua na área de responsabilidade social. “Dados do IBGE mostram que quanto maior for a vulnerabilidade social, menor será a frequência escolar e quanto menor a escolaridade, menor é a remuneração média. Trata-se de um círculo vicioso que precisamos interromper. O apoio à educação de qualidade é a única saída possível e sustentável para um país mais justo e igualitário. Com a criação do Instituto, tenho certeza de que contribuiremos nesse caminho”, reforça Guz.

Consciência financeira para todos

No pilar de consciência financeira, por sua vez, o Instituto Omni criará e apoiará projetos que estimulem a importância do planejamento financeiro, independentemente de idade, por meio de oficinas lúdicas para crianças, jogos de negócios para jovens, aplicativos de planejamento financeiro e ações para adultos direcionadas a caminhoneiros, microempreendedores, imigrantes e para mulheres.

“Queremos empoderar as pessoas através da informação, para que elas consigam gerir melhor suas finanças e ter mais autonomia na hora de fazer escolhas. Ter noções básicas sobre educação financeira está diretamente ligado a inclusão social, melhora da qualidade de vida e realização de sonhos. Vamos ajudar as pessoas a construírem um caminho mais equilibrado em suas finanças”, finaliza Tadeu.